A primeira parte da reforma do Terminal do Ibes, em Vila Velha, foi concluída. A partir deste domingo (26), uma das plataformas modernizadas será reaberta para o público.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (21), e junto com ele veio a confirmação do início da segunda fase das obras, que vai reformar a outra plataforma do terminal, seguindo o mesmo padrão de melhorias.
O que já foi feito?
Na primeira etapa, a Plataforma 1 passou por uma reforma completa. Entre as melhorias estão: nova cobertura metálica com isolamento térmico e acústico, reforma estrutural, piso podotátil (para acessibilidade), pintura geral, troca de toda a rede elétrica e novas luminárias.
Além disso, o espaço agora conta com um novo prédio administrativo da Ceturb-ES, banheiros reformados, lojas, bicicletário e bilheteria — tudo já pronto para uso da população a partir de domingo.
O que ainda falta?
Agora começa a segunda etapa da reforma, que inclui a revitalização da Plataforma 2. Nessa fase também serão feitas melhorias nas pistas de circulação dos ônibus e implantado um novo sistema de drenagem para escoamento da água da chuva.
O investimento total nas obras é de R$ 20 milhões.
Mudanças em pontos de embarque – Fique atento!
Com a liberação da nova plataforma, haverá mudança nos pontos de parada de algumas linhas de ônibus que passam pelo terminal.
A partir deste domingo (26), 17 linhas que hoje operam em uma área provisória passarão a circular pela plataforma reformada. São elas:
580, 586, 590, 592, 600, 601, 603, 604, 605, 606, 607, 608, 625, 633, 650, 658 e 671.
Já as seguintes linhas vão continuar operando na plataforma provisória da Rua São Cristóvão: 503, 514, 516, 518, 519, 525, 526, 533 e 674.
A linha 674, que substituiu a antiga 507, seguirá operando no local temporário.
Enquanto a Plataforma 2 estiver em reforma, o governo informou que haverá placas informativas no terminal e equipes uniformizadas para ajudar os passageiros a encontrarem os novos pontos de embarque e desembarque. Outras mudanças poderão ser feitas durante a obra, de acordo com a necessidade.
“Nos últimos anos, o Governo do Estado vem investindo fortemente na renovação da frota, na melhoria dos terminais e na integração entre os diferentes modais. Estamos concluindo a primeira parte da reforma do Terminal do Ibes e iniciando a segunda para que possamos levar mais qualidade aos usuários, além de mais segurança e a possibilidade de uso do bicicletário. É investimento público para melhorar a vida de quem utiliza o transporte público”, afirmou o governador.