Dólar Em alta
5,388
21 de outubro de 2025
terça-feira, 21 de outubro de 2025
Vitória
18ºC
Dólar Em alta
5,388

Radares de Vila Velha estão suspensos até dezembro

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou na noite desta segunda-feira (20) que os seis novos radares instalados no município há pouco mais de um mês terão seu funcionamento suspenso até o dia 1º de dezembro. A medida, que visa amenizar o desgaste político gerado pelas reclamações de motoristas, transformará os equipamentos em ferramentas educativas até a data estabelecida, sem a aplicação de multas.

Em entrevista, Arnaldinho ressaltou que, apesar da insatisfação registrada entre os motoristas, a cidade não contabilizou acidentes desde que os radares entraram em operação. “Sabe quantos acidentes registramos desde que eles foram instalados? Nenhum”, afirmou o prefeito, em tom de defesa da medida, que ainda tem sido alvo de críticas por parte da população.

Queixas e números: a realidade dos radares

A medida surge após a crescente queixa dos motoristas sobre as infrações detectadas pelos novos equipamentos. Desde a instalação dos radares, em 9 de setembro, o município registrou 10.539 infrações de trânsito. Segundo levantamento da prefeitura, 73,47% das multas se referem a motoristas que ultrapassaram o limite de velocidade em até 20%.

Além disso, 1.504 motoristas foram autuados por excederem o limite da via entre 20% e 50%, e outros 222 condutores foram flagrados ultrapassando mais de 50% do limite de velocidade permitido. Também foram registradas 911 autuações por avanço de sinal vermelho e 222 por parada indevida sobre a faixa de pedestres.

Apesar dos números expressivos, o prefeito foi enfático ao destacar que as multas representam uma pequena fração do total de veículos que circulam pelas vias de Vila Velha. “Em apenas 40 dias, 3,6 milhões de veículos passaram pelos radares e menos 0,4% foram multados”, destacou Borgo, tentando minimizar as críticas.

A decisão de transformar os radares em instrumentos educativos até o mês de dezembro tem gerado especulações sobre a real motivação por trás da suspensão temporária das multas. Para alguns, a medida pode ser uma estratégia política visando suavizar o clima de descontentamento no município. Já para outros, pode ser uma tentativa de reverter a imagem da administração diante de um potencial desgaste nas urnas.

Onde estão os radares?

Os seis novos radares de Vila Velha estão localizados em pontos estratégicos, cobrindo algumas das vias mais movimentadas do município. São eles:

  • Rua Luciano das Neves x Av. Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica (60 km/h)
  • Rua Luciano das Neves x Av. Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica (60 km/h)
  • Rua Luciano das Neves x Rua Europa, em Divino Espírito Santo (50 km/h)
  • Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde, no Centro de Vila Velha (40 km/h)
  • Rua Antônio Ataíde x Rua Carioca, em Divino Espírito Santo (40 km/h)
  • Av. Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim, em Itapuã (40 km/h)

A expectativa da prefeitura é que, com a suspensão das multas e a reavaliação da estratégia, a população entenda melhor o propósito dos radares e que, com o tempo, o objetivo maior, a redução de acidentes e a conscientização no trânsito seja alcançado.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas