A segunda-feira (27) será de expediente reduzido no Espírito Santo. Isso porque o governo estadual e as prefeituras da Grande Vitória anteciparam o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado tradicionalmente em 28 de outubro.
Com a mudança, não haverá atendimento ao público na maior parte dos órgãos estaduais e municipais. O Decreto nº 133-S/2025, publicado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, determina a suspensão do expediente no Executivo Estadual, mantendo apenas os serviços essenciais, como segurança, saúde de urgência, limpeza e defesa civil, que funcionam em regime de plantão ou escala. O atendimento volta ao normal na terça-feira (28).
Em Vitória, a prefeitura também decretou ponto facultativo, e o funcionamento será restrito a serviços essenciais. A Defesa Civil e o atendimento do Fala Vitória 156 seguirão operando, enquanto unidades de saúde de bairros como Praia do Suá, Nova Palestina, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz atenderão intercorrências de baixa gravidade entre 7h e 19h. Os prontos atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro funcionam 24 horas, e o Restaurante Popular mantém o horário normal de almoço e jantar.
Vila Velha e Serra também anteciparam o ponto facultativo para segunda-feira, garantindo aos servidores um feriadão prolongado. Nessas cidades, repartições administrativas e escolas municipais não terão expediente, mas o atendimento de urgência, a coleta de lixo e a segurança pública continuam normalmente. Cariacica confirmou a mesma decisão, com folga para os servidores municipais e funcionamento mantido apenas em serviços essenciais.
A medida cria um “feriadão” de três dias — sábado, domingo e segunda — para os servidores públicos, mas não se estende automaticamente à iniciativa privada. Comércio, supermercados e bancos devem funcionar normalmente, conforme decisão de cada estabelecimento.
A recomendação é que quem precisar resolver pendências em órgãos públicos se programe para a terça-feira, quando o expediente volta ao normal em todo o Estado.











