Neste sábado (12) é celebrado o Dia Internacional da Juventude, data que destaca a importância da educação e conscientização daqueles que, um dia, serão os novos líderes da sociedade. Confira a programação das prefeituras durante o ano e para a data.
Serra
A Prefeitura da Serra conta com Centro Municipais das Juventudes (CMJs): um em Planalto Serrano e outro em Jardim Carapina/Boa Vista, que será inaugurado em setembro. Neles são desenvolvidas atividades esportivas e artísticas, além de cursos de desenvolvimento pessoal, profissional e político para crianças e jovens de 10 a 29 anos.
Os CMJs contam com laboratório de informática, sala de dança, área de convivência, cozinha, escola, estúdio de gravação de áudio, brinquedoteca e um parquinho. Os locais possuem ainda equipe com assistente social, psicólogo e educadores sociais.
Outra política pública para os jovens é a parceria com o Governo do Estado em dois Centros de Referência das Juventudes (CRJs): Feu Rosa e Novo Horizonte. Em nota, a prefeitura destaca o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) ao Conselho Municipal da Juventude.
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semdh), informa que, entre as ações em andamento relacionadas a juventude, estão a efetivação do Fundo Municipal da Juventude; eleição do Conselho Municipal da Juventude (COMJUC), e convocação da 4ª Conferência Municipal de Juventude, durante a qual pretende-se deliberar sobre a construção do Plano Municipal de Juventude.
Vitória
A prefeitura da capital possui três equipamentos voltados para jovens de 15 a 29 anos, residentes no município: o Centro de Referência da Juventude (CRJ), a Casa da Juventude e o Odomodê.
Para este público, são realizadas atividades culturais, com oficinas de teatro, dança, poesia e escrita criativa; esportivas e formativas, voltadas para o mercado de trabalho, entre outras.
O Conselho de Juventude de Vitória é um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador. Tem por finalidade estudar, analisar, discutir, formular, propor, avaliar e articular políticas públicas de juventude, tendo em vista o caráter transversal destas políticas. É um espaço de participação e interlocução da juventude com o poder público, objetivando o controle social sobre a execução das Políticas Públicas de Juventude (PPJ).
Vila Velha
Procurada pela reportagem ESHoje, a Prefeitura de Vila Velha não retornou até o fechamento da edição. A matéria será atualizada conforme envio de nota.



 
                                    









