Dólar Em alta
4,928
21 de fevereiro de 2024
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
4,928

Vitória se destaca entre os municípios capixabas em ações de gestão e governança

As boas práticas e os eficientes serviços prestados pela Prefeitura de Vitória resultaram em mais um importante reconhecimento para a capital. Durante o Workshop de Articulação e Gestão Pública da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e na 2° edição do Prêmio Boas Práticas Gerson Camata em Vitória, projetos da administração municipal foram premiados.

O prêmio é composto por quatro categorias: Governança Municipal, Tecnologia e Inovação, Finanças Municipais e Cidades para as Pessoas. Na categoria “Governança Municipal”, a capital ficou com o primeiro lugar, com o projeto “Regulamentação e implantação do Plano de Contratações Anual no  âmbito da Administração Direta do Poder Executivo Municipal”.

Vitória também levou o terceiro lugar, com “Painel de Medicamentos”. Na categoria “Tecnologia e Inovação”, Vitória também foi a campeã, com o projeto “Agendamento Online para o RH”, levando também o segundo lugar, com “Qualificando e fortalecendo pequenos empreendedores locais com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor”.

Na categoria “Cidades para as Pessoas”, receberam prêmios os projetos “Culturando pela Cidade” e “Cidadania Fundamental “, segundo e terceiro lugares, respectivamente. “Esse resultado vai ao encontro do grande trabalho realizado por todos os nossos servidores, que não medem esforços para entregar serviços eficientes e de qualidade para os munícipes, além de estarem sempre atentos à inovação e à promoção de iniciativas que levem qualidade de vida e igualdade para a população. Receber esse reconhecimento de uma entidade tão respeitada como a Amunes nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que ainda temos muito a entregar para essa linda cidade”, comemorou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Vitória se destaca entre os municípios capixabas em ações de gestão e governança
Mais de 200 estudantes receberam o Prêmio Mérito Escolar concedido pelo Rotary Club

E quando a cidade ganha, o morador reage. Na educação, estudantes de Vitória se sobressaíram na jornada escolar 2023 e foram homenageados em cerimônia realizada pela sobressaíram na jornada escolar 2023. Os homenageados foram divididos em diferentes categorias: Estudante Destaque do 5º ano do Ensino Fundamental, para os que demonstraram desenvolvimento acadêmico e presença constante na escola; Estudante Destaque do 9º ano do Ensino Fundamental, para aqueles que mostraram crescimento acadêmico e destacaram-se pela assiduidade; e Melhor Companheiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles estudantes que sobressaíram no relacionamento interpessoal e na assiduidade.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, Evania Nunes De Angeli Castelloes, destacou os atributos dos estudantes indicados pela escola para serem homenageados: “Cada estudante tem qualidades únicas. Um é destaque no esporte, uma liderança positiva que agrega e aproxima os estudantes de diferentes idades. Outra tem excelentes notas, é bolsista PIBIC e foi aprovada em 1º lugar dentre a cotas para o curso de Edificações no Ifes. Há, ainda, uma estudante educadíssima, com excelentes notas e sempre disposta a ajudar; e o outro tem as melhores notas da turma, é determinado, sempre quer mostrar o máximo de seu potencial, se desafia a fim de alcançar evolução pessoal e estimula os colegas a também conseguirem bons resultados”, contou a gestora escolar.

O estudante Arthur Martinelli Santiago, do 9º ano da Emef Orlandina D´Almeida Lucas, estava muito feliz pelo reconhecimento. “Eu estou muito feliz, muito grato, primeiramente a Deus, por tudo o que aconteceu. E também aos meus professores e aos meus pais, por sempre me fazerem me dedicar mais até chegar aqui. Estou muito feliz por estar aqui. Eu sempre tentei fazer o melhor que eu podia, tanto em nota, quanto nas atividades, em tudo o que a escola oferece”, comentou.

Mais moradias dignas na cidade

Vitória se destaca entre os municípios capixabas em ações de gestão e governança
Entrega do Bônus Moradia no Bairro da Penha

Adevanir Cândida, de 47 anos, foi a moradora de Vitória de número 156 que recebeu as chaves da sua casa própria. Ele, que dividia uma casa com mais nove pessoas – entre filhos e netos -, foi agraciada com o Bônus Moradia.

O Bônus Moradia e o Auxílio Moradia são projetos habitacionais estabelecidos pelas Leis 6.967/2007 e 6.592/2006, respectivamente. Eles visam proporcionar acesso a uma moradia digna para famílias removidas compulsoriamente devido a projetos de intervenção urbana, preservação ambiental, risco estrutural e/ou geológico grave, além de áreas impróprias para habitação. O objetivo é fornecer uma carta de crédito para que o cidadão cadastrado no programa possa indicar e adquirir uma nova residência por meio da permuta do seu imóvel anterior.

Com essa residência, já são 156 casas e apartamentos que foram entregues em menos de três anos de gestão. 156 famílias receberam as chaves da casa própria e hoje tem onde morar. “Isso é cuidado, é respeito das famílias e, principalmente, é transformação de vida” concluiu o prefeito.

“Foram momentos difíceis que passei com a minha família, há anos eu espero uma casa segura para morar com meus filhos. Estar na casa de um familiar não é a mesma coisa de estar no nosso próprio lar”, disse Adevanir.

A entrega foi no Bairro da Penha onde, no próximo sábado (2) acontecerá mais uma edição da ação “Vitória Com Você”, com serviços públicos fundamentais e atividades esportivas, culturais e de lazer,  na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Zilda Andrade, na Rua Prof. Hermínio Blackman, 751, das 8 às 13 horas.

Meio ambiente e obras

A manhã desta quinta-feira (30) foi de cerimônia de formatura dos Guardiões das Abelhas. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, entregou as medalhas para as crianças do projeto S.O.S Abelhas, uma iniciativa de educação ambiental desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), que visa conscientizar a nova geração sobre a importância das abelhas para o futuro do planeta.

Também nesta quinta-feira (30), ocorreu reunião com a Regional 2, um momento de conversa e alinhamento de demandas, sempre com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade e atender os pedidos.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas