Dólar Em baixa
5,231
31 de janeiro de 2026
sábado, 31 de janeiro de 2026
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,231

Coletivo literário lança desafio de leitura com obras nacionais que abordam a questão racial

Com o objetivo de aproximar-se do público jovem e estimular o hábito da leitura, o coletivo literário Vila Quilombo acaba de lançar um desafio de leitura no Instagram. A iniciativa apresenta uma lista com 12 obras – uma para cada mês de 2026 – e convida os seguidores do perfil a lerem os livros propostos e compartilharem suas percepções por meio das postagens do projeto.

“O objetivo do desafio de leitura Vila Quilombo é criar um espaço de troca, onde as pessoas possam discutir as questões raciais brasileiras a partir de obras que abordam essa temática”, explica o curador do projeto, Raoni Huapaya.

Doutor em Letras, Raoni também destaca a escolha do Instagram como plataforma para a ação. “Divulgar um desafio de leitura em uma rede social é uma forma de utilizar um meio altamente influente entre a juventude para disseminar um hábito que tem se perdido e precisa ser cultivado”, afirma.

Huapaya defende seu argumento a partir de dados da edição mais recente (2024) da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, que indicam uma redução de 6,7 milhões de leitores no país em comparação à edição anterior. A pesquisa ainda revela que, considerando apenas livros lidos inteiros, a média é de apenas 0,82 por entrevistado. “Pesquisas sobre hábitos de leitura dos brasileiros evidenciam a necessidade de iniciativas que demonstrem a importância e os benefícios de ler”, comenta.

Confira a lista completa de livros:

Coletivo literário lança desafio de leitura com obras nacionais que abordam a questão racial
Alunos com livro O Avesso da Pele / Crédito: Victorhugo Amorim

– Janeiro: Torto arado, de Itamar Vieira Junior
– Fevereiro: O avesso da pele, de Jeferson Tenório
– Março: Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
– Abril: Olhos d’água, de Conceição Evaristo
– Maio: Solitária, de Eliana Alves Cruz
– Junho: Sobrevivendo no inferno, de Racionais MC’s
– Julho: Incorrentes, de Valmir Luis Saldanha
– Agosto: O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz
– Setembro: Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus
– Outubro: Amoras, de Emicida
– Novembro: Maqueira de tucum, de Márcia Kambeba
– Dezembro: Futuro ancestral, de Ailton Krenak

Sobre o Vila Quilombo 

O Vila Quilombo é um coletivo de leitura e escrita que tem como objetivo discutir a literatura nacional e seu diálogo com a questão racial no Brasil, promovendo a igualdade racial por meio da literatura. Ao valorizar e difundir tradições literárias afro-brasileiras e quilombolas, o projeto contribui para a promoção da igualdade racial e a preservação dos saberes ancestrais, alinhando-se a princípios de igualdade e sustentabilidade social.

Em 2025, o ponto de encontro do coletivo foi a Escola Presidente Lüebke, em Vargem Alta, onde foram realizadas atividades semanais de leitura e escrita. Os integrantes participaram de rodas de leitura que abordavam obras de autores comprometidos com narrativas antirracistas, como Lima Barreto, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, entre outros.

Os participantes também estiveram presentes em oficinas de escrita ministradas por professores de literatura e escritores da região. Nessas atividades, tiveram a oportunidade de desenvolver seus próprios textos, que serão reunidos em uma coletânea prevista para o primeiro semestre deste ano.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas