A escritora Ione Duarte é a convidada do segundo episódio do podcast Elas Escrevem, que vai ao ar ao vivo, nesta segunda-feira (8), às 20h, no canal Feijão com Maionese, no YouTube. O tema do bate-papo, que será conduzido pelas escritoras Kátia Fialho e Carla Guerson, será literatura regional e adoção de obras no currículo escolar local. Será o segundo de 12 episódios do podcast, todos com autoras capixabas.
Ione Duarte é escritora, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua na educação especial, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, baseadas na escuta sensível, na valorização das singularidades e no respeito às diferentes formas de aprendizagem. Essa experiência atravessa sua escrita e fortalece seu compromisso com uma educação humanizada, equitativa e transformadora.
É autora de obras que se tornaram referência nas práticas literárias e educativas, entre elas “Superlegal”, “Passarinho”, “A Boniteza de Ser Criança”, “O Poder do Meu Cabelo”, “O Sumiço do Galo Vermelho” e, mais recentemente, “Baobá e a Embaúba”. Em 2024, publicou também, em coautoria com Fabíola Sampaio, o livro de poemas “Corpo de Lua e Coração de Sol”, que retrata os cotidianos, as lutas e a resistência de mulheres.
Sua produção alcança também o campo acadêmico, com destaque para a obra derivada de sua dissertação de mestrado: “O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: a importância da formação e a efetivação de um currículo”, que reafirma sua atuação como pesquisadora e defensora da educação das relações étnico-raciais.
Sua trajetória literária é marcada pela afirmação das identidades, especialmente das crianças negras, pelo diálogo com a ancestralidade e pela valorização da infância. Além da produção literária, desenvolve formações para educadores, participa de projetos culturais e educativos e promove ações voltadas à literatura afrocentrada, à educação inclusiva e às relações étnico-raciais.
“Estar em um podcast de literatura feminina produzido no Espírito Santo é fortalecer a voz das mulheres escritoras capixabas, ampliando a visibilidade de suas narrativas. É um ato de resistência cultural e valorização da diversidade literária. Contribui para formar leitores e fomentar debates sobre inclusão, ancestralidade e educação. Também fortalece redes de apoio entre autoras e educadoras. Participar é afirmar que nossas histórias importam e merecem ser ouvidas”, diz Ione.
O podcast Elas Escrevem é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, cujo projeto foi aprovado em edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cariacica. Cada entrevista com as autoras terá um tema específico, além de abordar a trajetória da convidada, que, no fim, também deixará uma indicação de leitura de outra autora capixaba.
A graduanda em Produção Cultural, escritora, produtora cultural, copywriter e redatora Kátia Fialho é a proponente, apresentadora e roteirista do Elas EScrevem. “Nossa proposta é abordar temas de forma a promover o debate sobre os desafios enfrentados por mulheres escritoras, bem como a proeminência e protagonismo de suas obras e a sua contribuição fundamental para a cultura do Espírito Santo e do município de Cariacica”, diz Kátia, que é membro fundadora da Academia Cariaciquense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 8, cuja patronesse é a jornalista e cronista Carmélia Maria de Souza.
A escritora e advogada Carla Guerson também atua no projeto como apresentadora e roteirista. Ela destaca a importância do Elas EScrevem para a divulgação da literatura feminina capixaba. “O projeto contribuirá para essa divulgação para todos os cantos do país a partir da disponibilização dos episódios nas plataformas digitais, permitindo a leitores, pesquisadores e estudantes de todas as partes do país e do mundo o contato com mulheres escritoras do Espírito Santo e de Cariacica”, afirma.
Todos os episódios contarão com tradução em Libras, legendas e audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual. Os demais temas do Elas EScrevem serão: literatura infantil e protagonismo de mulheres escritoras, com Lilian Menenguci; literatura antirracista, com Noélia Miranda; literatura feminina e mercado editorial, com Jeovanna Moreira; cadeia produtiva do livro no Espírito Santo e linhas de fomento governamentais exclusivas para mulheres, com Fabiola Mozine; literatura e música, com Fernanda Nali; literatura e diversidade: obras literárias inclusivas para PCDs, com Isabella Baltazar; desafios do fazer literário como meio de sobrevivência para mulheres escritoras, com Aline Dias; literatura e os objetivos de desenvolvimento sustentável – meio ambiente, com Renata Bomfim; literatura e artes visuais, com Mara Coradello; e literatura como direito humano, com convidada a definir.











