Os moradores de Piúma, no sul do Espírito Santo, têm uma boa opção para curtir a quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. Trata-se do Sarau Cada Lugar na sua Cousa, projeto de itinerância da Editora Cousa. A atividade cultural acontece a partir das 19h, na praça do bairro Niterói, dentro da programação da Mostra Cultural do Dia da Consciência Negra, evento que é uma parceria entre a Casa Sinestésica e a secretaria municipal de Cultura de Piúma.
O sarau terá como mestre de cerimônia o escritor e produtor cultural Stel Miranda. O microfone estará aberto para quem quiser participar. Cada participante ganhará um livro da Cousa. De acordo com Stel, as pessoas, além de declamar poesia, podem cantar, apresentar seu livro ou ter qualquer outra iniciativa de “difundir literatura”.
Essa dinâmica, afirma Stel, está alinhada à forma como a Cousa lida com a literatura, utilizando a itinerância como forma de difusão. “É pensar no fortalecimento das pessoas que trabalham com literatura. Por meio dessas ações de difusão foi lançado um livro no meio da estrada em Rosal, no Rio de Janeiro, durante a programação do Festival de Sanfona e Chorinho, com sucesso de público. O trabalho de difusão da Cousa é uma forma de dar capilaridade à arte”, diz.
Stel atua no segmento da cultura desde 2012. É autor de três livros: O Evangelho segundo os oprimidos, Perdoai nossas ofensas e Ressuscitado. Para 2026 prepara o lançamento de seu quarto livro: O caminho, a verdade e a vida. Além disso, é coordenador de comunicação comunitária da Casa Sinestésica, que fica em Guarapari. Trata-se de um coletivo que nasceu há mais de 10 anos e se consolidou com seu trabalho de produção e formação artística cultural no eixo sul litorâneo.
A programação da Mostra contará, ainda, com exposição de autores de livros de Piúma, artesanato local, apresentação de bandas de congo, DJ Johlow, MC WI, NC do Rio, lançamento do EP de Higor Sartori e do filme Poetas Mortos, do MC Pedrok. O sarau é uma atividade de itinerância da Casa Cousa, cujas ações são desenvolvidas gratuitamente por meio do Edital de seleção de projetos nº 03/2025, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.











