Dólar Em baixa
5,355
29 de outubro de 2025
quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,355

Grupo Z apresenta montagem consagrada ‘O Grande Circo Ínfimo’ em Domingos Martins

Com quase 30 anos de trajetória e um repertório que marcou o teatro capixaba, o Grupo Z leva pela primeira vez a Domingos Martins o espetáculo “O Grande Circo Ínfimo”, obra que há 17 anos percorre o país discutindo, com humor e poesia, a resistência da arte diante das transformações do mundo contemporâneo. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 1º, 15 e 16 de novembro, em praças e ruas do município, com tradução em Libras.

Mais do que revisitar um espetáculo consagrado, a circulação de “O Grande Circo Ínfimo” reforça o compromisso do Grupo Z com a democratização do acesso à cultura. Além das apresentações, o projeto inclui uma oficina de teatro para alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicas do município, fortalecendo o vínculo entre arte e educação.

A estreia na cidade será na véspera de feriado (1º/11), às 17h, na Rua Padre Francisco Albers, próximo a igreja católica, em Santa Izabel. Depois, o grupo se apresenta em 15/11 (sábado), às 18h, na Rua Bela Vista, na quadra da Vila Verde, e encerra a circulação em 16/11 (domingo), às 16h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no Centro. Todos os espaços são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Criado em 2008, o espetáculo conta a história de uma trupe circense decadente que, incapaz de competir com as novas formas de entretenimento, se vê dispersa e sem rumo. Ambientada às margens de uma velha estrada e em uma hospedaria esquecida, a peça reflete sobre a passagem do tempo, a obsolescência e a busca por sentido em meio à transformação constante do mundo.

“Ela é atual quando fala de um sistema – obviamente, o capital – que impede muita gente de viver plenamente, sendo efetivamente quem é; e aposta no desmonte constante do que há, inclusive das pessoas, em função de uma constante busca por um novo que obsolesce antes mesmo de amadurecer”, afirma o dramaturgo e diretor Fernando Marques.

A dramaturgia recorre a grandes nomes da literatura – Cervantes, Dante Alighieri, Rabelais, Shakespeare, Camões e Gregório de Matos – para propor uma reflexão atemporal: qual é o nosso lugar no mundo? E, ao longo de quase duas décadas, o espetáculo vem mostrando que essa pergunta segue urgente.

Reconhecido nacionalmente por sua pesquisa em teatro e linguagem cênica, o Grupo Z completa 30 anos de atividade em 2026. Ao longo de sua trajetória, já circulou por todo o Brasil por meio de programas como o Palco Giratório (Sesc) e o BR Distribuidora de Cultura, além de ter sido contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins.

“Retomamos o Circo no ano passado, quase 10 anos mais velhos, os personagens ganham outras características por conta da nossa experiência pessoal. Mas é como se a história do Grande Circo Ínfimo se misturasse com a nossa do Z. Nesse período, experimentamos a sensação de obsolescência que os personagens sentem. Porém, decidimos retomar nosso Circo, tomar fôlego e garantir um lugar para nossa trupe no mundo”, ressalta a intérprete e diretora de produção do espetáculo Carla van den Bergen.

Ficha técnica

Com dramaturgia e direção de Fernando Marques, o espetáculo tem assistência de direção e direção de produção de Carla van den Bergen. A produção executiva é de Luiz Carlos Cardoso, com assistência de produção de Camila Farias. A direção de arte fica por conta de Francina Flores e iluminação assinada por Carla van den Bergen. O elenco é formado por Alexsandra Bertoli, Carla van den Bergen, Daniel Boone e Fernando Marques.

Data: 1º de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Padre Francisco Albers (perto da Igreja Católica) – Santa Izabel
Classificação: Livre

Data: 15 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 18h
Entrada: Gratuita
Local: Quadra da Vila
Endereço: Rua Bela Vista – Vila Verde
Classificação: Livre

Data: 16 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt
Endereço: Centro
Classificação: Livre

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas