Dólar Em baixa
5,352
8 de outubro de 2025
quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Vitória
23ºC
Dólar Em baixa
5,352

Grupo de dança capixaba ganha prêmio em festival na Argentina

Uma companhia de dança acaba de retornar ao solo capixaba após participar do maior festival de dança da América Latina, na Argentina. O grupo de dançarinos da Vix Cia de Dança, voltou com a mala ainda mais pesada depois de conquistar três prêmios importantes e inéditos para dança no Estado. 

O festival DANZAMERICA, acontece anualmente na Argentina e reúne países de toda América Latina. Este ano, foram mais de nove países participantes, com cerca de 700 apresentações e mais de 5 mil bailarinos.

Um dos fundadores da CIA, Lucciano Coelho, conta que a Vix Cia de Dança levou para a competição três trabalhos, um de Jazz e dois de contemporâneo, trabalhos assinados pelos coreógrafos Mauricio Maximus, Luciano Coelho e Poti Ara Bolzan. Todos os trabalhos apresentados foram premiados e obtiveram um primeiro lugar, e dois segundos lugares, premiações inéditas para o Estado.

Segundo Lucciano, a participação da Cia de dança somente foi possível, com o patrocínio do Edital de Locomoção do Estado do Espírito Santo, realizado por meio do FUNCULTURA. “Esse edital deu a oportunidade aos bailarinos Pedro Meirelles, Isabela Barroso e Aryane Ramos, com os coreógrafos Mauricio Maximus e Luciano Coelho, de estarem presentes no festival para a Competição”.

Grupo de dança capixaba ganha prêmio em festival na Argentina
Lucciano Coelho fala sobre trajetória, planos e conquistas da CIA.

Após a experiência, o diretor da cia Mauricio Maximus, ressalta a alegria do resultado. “Estamos felizes com o resultado alcançado, isso nos mostra que estamos no caminho certo, mostra que investir na cultura ainda vale a pena, somos uma companhia jovem, no entanto, com muitas realizações já alcançadas, continuaremos a divulgar e democratizar a cultura capixaba” afirmou. 

Trajetória 

Criada em 2022, com sede em Andorinhas, Vitória, tendo como fundadores Lucciano Coelho, Maurício Maximus e Poti Ara Bolzan, a companhia surgiu da ideia de profissionalizar e oportunizar jovens da grande vitória no campo da dança! 

Lucciano lembra que a motivação principal para fundar a companhia foi tornar jovens bailarinos em profissionais da dança. “A ideia de criar a companhia foi justamente para tornar jovens bailarinos em profissionais da dança, aptos a trabalharem em qualquer lugar do mundo através da dança! Ter esse reconhecimento, três trabalhos premiados em um festival de tão grande importância, nos mostra que temos potencial para alcançarmos lugares ainda mais longe!”

O diretor conta ainda que nesses três anos de atividade a equipe realizou anualmente o festival de dança Dia D. “É um festival que celebra a dança e reúne escolas de todo Estado, isso tudo de forma gratuita! Temos também um projeto social que leva dança gratuita para bairros carentes da Grande Vitória”.

Grupo de dança capixaba ganha prêmio em festival na Argentina
Pedro Meirelles, Aryane Ramos, Isabela Barroso. Grupo trouxe três prêmios para casa.

Competição na Argentina

Lucciano Coelho destacou o sentimento de estar em um dos maiores festivais de dança e como é voltar para o estado com os prêmios. “Participar de um festival de tão grande importância é desafiador e gratificante ao mesmo tempo! Representar o Estado é sempre maravilhoso, levar a nossa dança para que o mundo veja! A nossa participação certamente é um marco em nossa história e esperamos que possamos alcançar coisas ainda maiores”, disse. 

Em relação ao convite para o festival, o diretor conta: “Temos um ótimo relacionamento com a diretoria do festival, desde a início do ano fomos gentilmente convidados a participar, assim como o ano passado que infelizmente não conseguimos ir, esse ano com o patrocínio do governo do Estado conseguimos as passagens para representar o Estado.”

O grupo conquistou três prêmios, um em solo contemporâneo, um DUO contemporâneo e um trio de jazz. “O solo contemporâneo coreografado por Maurício Maximus, é interceptado por Aryane Ramos, tem como inspiração a transformação na sociedade, como as coisas estão mudando a todo momento. O DUO interpretado por Isabela Barroso e Pedro Meirelles fala sobre a violência contra mulher, mostra de forma sensível e poética o silêncio imposto às mulheres em um relacionamento abusivo. O trio foi trabalhando um jazz mais forte, e com considerações mais musicais, muitos saltos e torções, piruetas diferentes e muito trabalho de alongamento, com o figurino azul e branco representamos os ecos que sussurram no nascer do sol perante o céu azul”.

Grupo de dança capixaba ganha prêmio em festival na Argentina
Maurício Maximus, Aryane Ramos, Isabela barroso, Pedro Meirelles e Lucciano Coelho.

Mais conquistas

Essa é a segunda vez que a companhia retorna ao Brasil com premiações. “No estado somos os únicos com esse feito dentro desse festival, isso mostra que nós capixabas temos uma dança de altíssima qualidade. Somos um estado cheio de grandes promessas, só falta mais incentivo público e privado”, reforçou. 

Lucciano Coelho menciona uma apresentação que está em cartaz. “Estamos com o espetáculo C[elas] em cartaz no projeto Circulação que vai passar por cinco  cidades do território capixaba. Nesse momento, buscamos apoio de patrocínio para elaborar nosso novo espetáculo”, disse. 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas