O cenário artístico capixaba ganha um novo ponto de encontro e reflexão. A partir desta semana, o portal ES Hoje inaugura ‘Prisma da Arte’, uma coluna quinzenal dedicada à crítica de arte, com foco especial na produção contemporânea realizada no Espírito Santo. O espaço será assinado pelo pesquisador, escritor e crítico Rodrigo Hipólito, que trará análises aprofundadas, textos opinativos e ensaios sobre exposições, artistas, eventos e os bastidores das artes visuais no estado.
‘Prisma da Arte’ se propõe a tensionar o olhar sobre as artes capixabas, fortalecendo a crítica como instrumento de mediação cultural e produção de conhecimento. Em um estado marcado por ricas expressões artísticas, muitas vezes invisibilizadas no circuito nacional, a presença de um espaço dedicado à crítica se torna necessária e estratégica.
Rodrigo Hipólito é conhecido por sua atuação incisiva no campo das artes e da cultura. Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ele é escritor, historiador da arte, crítico e podcaster. Professor dos departamentos de Teoria da Arte e Música (DTAM-UFES, 2015-2020) e de Comunicação Social (DEPCOM-UFES, 2023-) dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV, 2015-2023), Hipólito desenvolve pesquisas sobre historiografia da arte e história da arte na América Latina, sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte e novas mídias.
Segundo ele, a crítica provoca reflexão. “Fiquei muito feliz ao perceber que ES Hoje compreende a necessidade de dar espaço para a crítica de arte do estado, assim como já o faz com a apresentação de nossas produções contemporâneas. No caso da crítica voltada para ambientes e exposições locais, para além da divulgação, nós documentamos, analisamos e contextualizamos produções que, muitas vezes, têm alcance ainda limitado. Mais do que juízos de valor, a crítica provoca reflexão, questiona conceitos, técnicas e intenções e abre diálogos que estimulam o amadurecimento da própria produção”, destacou o titular de ‘Prisma da Arte’.
Ainda segundo Hipólito, o público ganha um espaço de percepções. “Para o público a coluna crítica funciona como mediadora entre percepções e linguagens. Sem essa análise contínua, reflexiva e engajada, toda a cena artística arrisca-se ao isolamento ou à repetição alienada. A crítica é o ato indispensável que fomenta o crescimento qualitativo, a autocrítica e a inserção consciente da arte capixaba no cenário contemporâneo mais amplo”, completou.
A coluna pretende dialogar com artistas, produtores culturais curadores, educadores e pesquisadores. Para a diretora de redação do ES Hoje, Danieleh Coutinho, a criação da coluna responde a uma lacuna histórica na cobertura cultural do estado.
“No ano em que ES Hoje comemora 25 anos, queremos celebrar dando mais espaço à arte e cultura do nosso estado. Vivemos um momento em que a crítica precisa ser recuperada como prática relevante, capaz de dar visibilidade, contextualizar e instigar o debate sobre a arte que é feita aqui. É com alegria que inauguramos esse espaço com a assinatura de Rodrigo Hipólito, um nome que representa com vigor essa missão”.
A estreia acontece nesta sexta-feira (1º), com “Dois marceneiros e suas estranhezas”, abrindo o ciclo com uma análise provocadora sobre os desafios e potências da arte capixaba na atualidade.