Dólar Em alta
5,204
10 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
Vitória
26ºC
Dólar Em alta
5,204

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Entre novidades e surpresas, o carnaval tradicional da Barra do Jucu, em Vila Velha, pede passagem na segunda-feira (16), a partir das 15 horas, quando os mascarados se juntam à Vaquinha e à Mulinha para festejar o reinado de Momo como faziam os barrenses desde meados do século passado. Em 2026 a folia vai crescer com a estreia da ala das mascaradas, que pedem o fim da violência contra a mulher.

O irreverente desfile desses blocos tradicionais tem seu papel na formação da identidade dos moradores do local e remonta aos carnavais de décadas passadas, quando a Barra do Jucu ainda era uma vila de pescadores.

Parte do carnaval tradicional da Barra do Jucu é a confecção de máscaras pelos moradores foliões, com a técnica passada de geração em geração. Atualmente, o morador Marcus Vinícius Machado, 40, é responsável por esse papel de ensinar o feitio das máscaras para os mais jovens, mas também para os interessados de qualquer idade.

“O carnaval de mascarados é a tradição carnavalesca mais antiga entre as que existem hoje na Barra do Jucu. Remonta há mais de cem anos”, calculou.

“Faziam a forma com barro, encapavam com camadas de tiras de papel, com cola de farinha de mandioca ou de trigo. As máscaras eram então postas para secar ao sol e, após a secagem, essa “capa” feita com as camadas de papel, eram retiradas da forma, recebiam o acabamento, os recortes de olhos, nariz etc”, relatou, antes de contar a parte final.

“A pintura era de tinta feita com carvão, urucum, genipapo… após isso, no dia do carnaval, eles se escondiam no mato, vestiam uma roupa que cobrisse todo o corpo, e saiam pelas ruas da vila, se divertindo, divertindo os adultos e assustando as crianças”, completou.

Carnaval 2026
Em 2026 as máscaras foram confeccionadas em janeiro, durante as oficinas ministradas por Vinícius, que é graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para ensinar, Vinicius primeiro teve de aprender. E foi há 23 anos, com um barrense, claro. É como ele mesmo conta.

“Naquele ano fui convidado por Valcy Vieira para fazer as máscaras de políticos para o Bloco Surpresa. Valcy me ensinou a técnica de fazer o papel machê e molde de gesso”, detalhou.

O carnaval tradicional daquele balneário de Vilas Velha foi registrado no curta “Mascarados da Barra do Jucu” de Carmen Filgueiras. É Carmen quem teve a ideias de juntar amigas para estrear com a ala feminina das mascaradas em 2026.

“As Mascaradas da Barra do Jucu retomam a tradição em que mulheres de todas as idades usam máscaras de fronhas e outros materiais para pular o carnaval de maneira segura, em ambiente que também acolhe crianças”, relatou.

Carmen contou que o tema é o combate a todas as violências contra mulheres e crianças. “Com música, performance teatral e muita alegria, As Mascaradas da Barra do Jucu trazem diversão consciente”, completou.

Serviço: Carnaval tradicional da Barra do Jucu
Bloco mascarados, vaquinha e mulinha
Data: 16/02 – segunda-feira
Hora: A partir de 15h
Local: Final da Praia do Barrão

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas