Na manhã desta segunda-feira (20), representantes das escolas de samba, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE), o presidente da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba e autoridades reuniram-se no Palácio Anchieta, em Vitória, para a assinatura do termo de fomento ao Carnaval de Vitória.
O termo de fomento destina à Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial R$ 1,2 milhão do Tesouro Estadual e R$ 969 mil de emenda parlamentar para o projeto “Trilhas Identidade e Diversidade/Cultura Popular e Tradicional – Escola do Carnaval Capixaba – Formação e Aperfeiçoamento em Linguagens Carnavalescas: Alegorias”.
As iniciativas fomentam a cadeia produtiva do Carnaval, com foco nas atividades das escolas que fazem parte da Grande Vitória, profissionalizando pessoas ligadas a entidades carnavalescas da região.
No evento, o governador do estado, Renato Casagrande, lançou também o calendário de ensaios de algumas escolas de samba no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, aos domingos. No dia 26 de janeiro, a Mocidade Unida da Glória usufruirá do espaço e, no dia 9 de fevereiro, será a vez da Unidos da Piedade.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, essas ações fortalecem a potência do Carnaval capixaba, tendo como um dos principais atrativos a geração de trabalho, o turismo e o enriquecimento da identidade cultural brasileira. “Com a aplicação de recursos via Tesouro Estadual, ensaios no Parque Cultural Casa do Governador e a transmissão pela TVE e TV Brasil, o Governo do Estado fortalece o Carnaval capixaba, fomentando a cadeia produtiva em parceria com a Liga, beneficiando todas as escolas e colocando o evento em destaque nacional”, destacou Fabrício Noronha.
O vice-governador Ricardo Ferraço enfatizou o potencial da festa para o desenvolvimento nas comunidades. “O Carnaval exerce uma magia: a união de esforços para valorizar o trabalho comunitário realizado ao longo dos meses e para apresentar nosso Espírito Santo ao Brasil. Uma festa extraordinária, organizada, bem estruturada e bem planejada. Isso gera impacto social, impacto econômico e contribui com a promoção do nosso estado. Essa união de esforços aqui nos dá segurança de que, mais uma vez, o Carnaval capixaba vai ‘bombar’”, declarou.
Carnaval Capixaba em Rede Nacional
Pelo terceiro ano consecutivo, a TVE do Espírito Santo, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmite o Carnaval capixaba para todo o território nacional pela TV Brasil. O diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, destaca que a parceria democratiza o acesso à cultura: “Essa parceria consolida nosso compromisso com a democratização do acesso aos temas da cultura popular, fortalecendo a comunicação pública e colocando o Carnaval capixaba no circuito nacional da folia. Estamos cumprindo a nossa missão de promover o nosso Carnaval, dar visibilidade às agremiações e valorizar as comunidades, as famílias e todas as pessoas envolvidas nos desfiles, fortalecendo a nossa identidade”, pontuou.