No próximo sábado (10), no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de São Pedro, em Vitória, vai acontecer a primeira de três batalhas de Slam que serão realizadas pelo projeto Território de Palavras. A batalha, que será a partir das 14h30, é uma iniciativa do Coletivo Zacimba Educa. Por meio do Território de Palavras o coletivo tem como objetivo fortalecer a cena cultural da periferia, colocando as juventudes como protagonistas.
Participarão da batalha 12 pessoas. Duas delas, já pré-selecionadas, são as que mais se destacaram nas oficinas de Slam ministradas pelo projeto, que foram nos meses de outubro, na Casa da Juventude, em São Pedro, e novembro, no CRJ. As outras 10 vagas são para quem quiser se inscrever na hora. Os três primeiros colocados ganharão R$ 300,00 cada. A atividade contará, ainda, com apresentação do DJ Uncle Wender.
Serão realizadas outras duas batalhas, em fevereiro e março. “Vai ser um encontro de muita poesia, afeto e coisa boa”, diz Se7e, um dos organizadores da batalha junto com a produção do projeto, que acrescenta: “as batalhas são uma forma de dar voz às pessoas como a gente, aos corpos pretos periféricos, à comunidade lgbtqia+”. Se7e é um dos três bolsistas que estão ministrando as oficinas de slam nas comunidades.
Os outros dois são Whey e Vertin. Whey é uma mulher preta e trans travesti, escritora, poeta, bailarina, professora e modelo. Vertin é um multiartista de 20 anos, graduando em Filosofia e, conforme afirma, “escreve sobre sua vida e sua visão sobre o mundo através da periferia”. Se7e é um jovem negro, poeta, slammer, cantor, compositor, ator, beatmaker, produtor musical, oficineiro, educador, além de organizador do Coletivo Slam Resiste, que atua na Grande São Pedro.
As oficinas prosseguem neste mês de janeiro, nos dias 15, 20 e 29, das 14h30 às 16h30, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Resistência, em Vitória. Não é preciso faze inscrições. Basta chegar e participar.
O Território de Palavras está sendo realizado por meio do Edital n° 04/2024 – Valorização de Territórios e Diversidade Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal











