Dólar Em baixa
5,231
31 de janeiro de 2026
sábado, 31 de janeiro de 2026
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,231

Festival de percussão homenageia Naná Vasconcelos no Cais das Artes

Referência mundial de percussoríssimo, Naná Vasconcelos é a grande inspiração do primeiro festival realizado no Cais das Artes. O complexo cultural teve a sua primeira etapa inaugurada, a Praça do Cais, nesta quinta-feira (29) com a banda Casaca recebendo outros artistas capixaba, DJ Negana e o show nacional de Vanessa da Mata. No fim de semana acontece a primeira temporada de eventos com o ‘Batidas do Mundo‘.

Na oportunidade, gerações diferentes prometem surpreende do palco, e ainda na plateia. Na noite desta sexta-feira (30) o percussionista, handpan player, compositor, arranjador e produtor musical Luccas Martins, que une a sonoridade do handpan à força ancestral das cordas do Quarteto Zuri – quatro mulheres negras da música clássica brasileira interpretando grandes obras do erudito ao popular.

O festival teve a curadoria do produtor musical e percussionista Marcos Suzano, que também subirá ao palco, juntamente com a pernambucana Negadeza e seu filho Rala Coco.

O projeto Batidas do Mundo reúne shows, homenagens, oficinas e uma programação que celebra a diversidade rítmica e cultural do Brasil e do mundo. No sábado (31) o evento tem o segundo dia com Camerata Jovem Rochativa, Edu Szajnbrum, Léo de Paula Septeto e o Bloco Balança Penha.

Etapas

A próxima etapa a ser inaugurada é o museu, que já tem programada a primeira exposição para março – “Amazônia”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado – e, por último, o teatro.

Localizado na Enseada do Suá, em Vitória, o Cais das Artes é um complexo cultural que integra museu, praça pública e teatro. Com cerca de 30 mil metros quadrados de área total, o espaço nasce com a missão de ser um centro de arte, educação e convivência, acessível a todos os públicos e conectado às redes culturais do Brasil e do mundo. A obra é realizada e gerida pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

O Cais das Artes é fruto de um projeto emblemático concebido por Paulo Mendes da Rocha (1928–2021), um dos nomes mais consagrados da arquitetura mundial e vencedor do Prêmio Pritzker em 2006, considerado o “Nobel da Arquitetura”. Concebido inicialmente em 2007, o projeto representa a última obra do arquiteto a entrar em funcionamento e reafirma princípios centrais de sua trajetória, como a integração entre arquitetura, espaço urbano e a dimensão pública da cidade.

Para a gestão do Cais das Artes, foi anunciada em 2025 a parceria da Secretaria da Cultura (Secult) com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e com a Fundação Roberto Marinho, esta última responsável pelas programações formativas e educacionais que acontecerão no local.

Com o início do trabalho de gestão da OEI, começa também a preparação para receber a primeira grande exposição do Museu do Cais das Artes: “Amazônia”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas