Dólar Em alta
5,392
8 de janeiro de 2026
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em alta
5,392

Clitória Musicalis: álbum que resgata três décadas de produção feminina no ES chega ao streaming

Se a história da música capixaba fosse contada apenas pelos registros oficiais, muitas vozes femininas fundamentais teriam permanecido silenciadas. Mas isso vai mudar agora. Nesta sexta-feira, 9 de janeiro, esse cenário ganha um novo capítulo de reparação histórica.

O projeto Clitória Musicalis lança nas plataformas de streaming seu álbum completo, documento sonoro que tira da invisibilidade a produção autoral de compositoras do Espírito Santo dos últimos 30 anos. O lançamento digital, com nove canções, é o prelúdio de uma grande celebração presencial: no dia 17 de janeiro, sábado, às 20 horas, o Teatro Virgínia Tamanini (Sesc Glória) recebe o show oficial, reunindo no mesmo palco intérpretes que deram vida nova a essas obras.

O projeto é fruto de uma pesquisa profunda que mapeou canções de alta qualidade artística. Músicas que, por barreiras de mercado ou gênero, tiveram pouco ou nenhum registro nas últimas décadas. Realizado com recursos da Lei Rubem Braga, o Clitória Musicalis tem direção e produção musical da compositora e produtora Joana Bentes, que orquestrou uma ponte entre gerações: o álbum une a poesia e a melodia de compositoras históricas à força de artistas da cena contemporânea.

“Considero muito grave que a maior parte desse material não esteja acessível. A música capixaba produzida por mulheres precisa desse destaque, sobretudo quando consideramos um ambiente musical atravessado pelo machismo e por práticas que, no dia a dia, invisibilizam ou calam as mulheres”, pontua Joana Bentes sobre a missão de combate ao apagamento.

O repertório: nove canções, nove vozes

Clitória Musicalis: álbum que resgata três décadas de produção feminina no ES chega ao streaming

O álbum apresenta uma diversidade rítmica e poética que prova a potência da produção feminina. O repertório completo, que será executado na íntegra no show do dia 17, traz os seguintes encontros:

– Pulo do Gato (Daniela Moraes / Katia Brinco) – Intérprete: Ada Koffi
– Tem Que Ser Você (Daniela Moraes) – Intérprete: GAVI
– Samba Rápido (Márcia Coradine) – Intérprete: Joana Bentes
– Central Park (Kátia Rocha / Elisa Lucinda) – Intérprete: Joana Bentes
– Jacarandá (Elisa Lucinda / Márcia Coradine) – Intérprete: Eloá Puri
– Notícias de Paris (Ester Mazzi) – Intérprete: Roberta de Razão (Lorena Bonna)
– Ando Bem (Denise Pontes) – Intérprete: Karola Balves
– Gigi (Tamy / Sanny Lys) – Intérprete: Rany Baby
– Por Ela ou Por Você (Tati Wuo / Mate Wuo) – Intérprete: S.Y.M.A

Quebrando armaduras no estúdio

A sonoridade do disco reflete não apenas apuro técnico, mas uma construção afetiva e política. As gravações ocorreram no Estúdio Funky Pirata, em Vitória, com uma equipe técnica e banda base formadas majoritariamente por mulheres.

Segundo Joana, esse ambiente seguro transformou o processo. “Foi muito interessante ver a ‘armadura’ sendo desfeita na nossa frente. As musicistas muitas vezes chegam aos estúdios e shows com uma postura de defesa, pois precisam ser excepcionais para se colocarem no mercado. Nós precisamos ser ‘fora da curva’ o tempo todo. Mas ali, só com mulheres praticamente, essa barreira foi quebrada”, relata, lembrando a emoção das novas artistas ao terem o primeiro contato com as obras das compositoras originais.

A banda base responsável pela execução do álbum e que subirá ao palco do Sesc Glória é formada por Maressa Machado (bateria), Thaysa Pizzolato (sintetizadores), Yasmin Miyeko (baixo), Paula Pividori (guitarra) e Dora Dalvi (violão).

SERVIÇO:

1. Lançamento do Álbum “Clitória Musicalis”
– Quando: Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
– Onde: Todas as plataformas de streaming

2. Show de Lançamento
– Quando: Sábado, 17 de janeiro de 2026, às 20 horas
– Local: Teatro Virgínia Tamanini – Centro Cultural Sesc Glória (Centro de Vitória)
– Ingressos: Entrada Franca
– Classificação: Livre

Ficha Técnica Resumida:
– Direção e Produção Musical: Joana Bentes
– Mixagem e Masterização: Anna Vis
– Patrocínio: Lei Rubem Braga (PMV)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas