Dólar Em alta
5,338
27 de novembro de 2025
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Vitória
18ºC
Dólar Em alta
5,338

Mercado da Capixaba recebe a Festa das Ciatas, em homenagem às matriarcas do samba

Fechando o Mês da Consciência Negra, o Mercado da Capixaba, localizado no Centro de Vitória, será tomado pelos ritmos, sabores e memórias da Festa das Ciatas no dia 29 de novembro, a partir das 15 horas. O evento é gratuito e transforma o espaço em um território de celebração, resistência e afeto, reafirmando o protagonismo das mulheres negras e a força da cultura afro-brasileira na construção do samba e da identidade brasileira.

No palco, a presença feminina conduz a festa com Ana Cris (voz), Bruna Medeiros (voz e cavaco), Do Carmo (voz), Franscielly Goulart (tantan), Larissa Ramos (pandeiro), Raay Abranches (surdo), Ray Silva (surdo) e Sheila Santos (voz).

Mercado da Capixaba recebe a Festa das Ciatas, em homenagem às matriarcas do samba

Mais que um show, a Festa das Ciatas fortalece o projeto de valorização do Território do Samba, área histórica do Centro de Vitória que vem sendo ressignificada por ações culturais e comunitárias, reforçando a memória e a potência da cultura negra na cidade.

Idealizado pela produtora cultural e ativista social Marilene Pereira, também vice-presidenta da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), o projeto nasceu em 2019 com o propósito de preservar histórias, fortalecer protagonismos e iluminar a herança das matriarcas do samba. Entre elas, Tia Ciata, figura essencial para o surgimento do samba urbano carioca e símbolo maior de resistência negra no país.

Memória, resistência e celebração

No encerramento de um mês dedicado a reflexões sobre identidade, luta e ancestralidade, a Festa das Ciatas reforça o que o samba sempre foi: ato político, gesto de memória e celebração da vida. Formado majoritariamente por mulheres, o grupo apresenta um repertório que dialoga com tradições afro-brasileiras, com religiosidades de matriz africana, com o samba tradicional carioca e com os sambas capixabas, além de narrativas de mulheres que moldaram o gênero, de influências do samba de roda e de conexões com o congo e outros ritmos populares. A apresentação costura referências que afirmam o samba como resistência e identidade negra.

Mais do que um espetáculo, a Festa das Ciatas é um movimento cultural que articula música, formação e mobilização comunitária. O grupo já passou por iniciativas que fortalecem a memória afro-brasileira e o protagonismo feminino no samba, incluindo apresentações no Cultura Por Toda Parte, na Praça Paris, em Guarapari (2024); na Feira ES+Café, no HUBES, em Vitória (2024); no 1º Baile Antirracista do MNU/ES (2023); no Quintal do Djavan (2022); na Live TVE (2023); no projeto Território do Samba, no YouTube (2022); além de ter integrado o Culinária e Samba de Morro, na Praça Costa Pereira, em Vitória.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas