Depois de reunir milhares de pessoas em sua última edição, o maior festival de artes integradas do Espírito Santo já tem edição confirmada para 2026: o Festival Movimento Cidade acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha, levando mostras audiovisuais, performances, arte urbana, batalhas de rima e shows musicais Ao longo de três dias em sua última edição, o evento atraiu mais de 100 mil pessoas.
Com entrada gratuita desde a sua primeira edição em 2018, na sua última edição em 2025, o festival reuniu grandes nomes da música nacional, como Pabllo Vittar, BaianaSystem, Duquesa e Os Garotin, além de lançar o +MC, um dia extra de shows, com ingressos pagos, que contou com incríveis apresentações como Marina Sena e Caetano Veloso. O público também pôde assistir mostras audiovisuais, intervenções artísticas, batalhas de dança e graffiti, rodas de congo e folia de reis, entre outras manifestações culturais capixabas. Artistas indicados ao Grammy como Djonga, Emicida e Liniker também fazem parte da história do MC, em edições anteriores que aconteceram no Centro Cultural Carmélia, em Vitória.
“O Festival se reafirma como um dos maiores momentos multiculturais do Sudeste. Nestes dias, mostramos a história e a identidade do nosso estado com muito orgulho, além de fortalecer a cena cultural do país. É um prazer enorme reunir tanta diversidade artística e cultural em um só lugar, celebrando a criatividade capixaba e nacional”, diz Luísa Costa, Sócia-Diretora do MC.
Iniciado em 2018 como uma mostra de cinema sobre mobilidade urbana e sustentabilidade, hoje o Festival MC se consolida como um dos maiores festivais de artes integradas do país. A revista Rolling Stone, um dos principais títulos de música do Brasil, e o jornal Folha de S.Paulo, mais relevante veículo da imprensa nacional, já vaticinaram em suas páginas: o MC é um dos responsáveis por inserir o ES no grande calendário de eventos, festivais e marcos culturais do Brasil.