O Projeto Ensaios, desenvolvido pela produtora cultural Ruth Rangel no Espaço Cultural Thelema, encerra o mês de abril com a apresentação do Duo Severino, na quinta-feira, 24, às 20h, no próprio Espaço Cultural. A atração, gratuita, faz parte do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025, marcando os sete anos da Thelema.
Duo Severino é formado pelo baixista Humberto Campos e pelo vocalista e guitarrista Edson Freitas, que já fizeram, sempre com grande adesão do público, outras apresentações no Projeto Ensaios, iniciativa que busca valorizar músicas autorais de artistas locais.
“O Projeto Ensaios é como o quintal de nossas casas. Desde o seu começo sempre fomos recebidos com um enorme carinho e respeito pela casa e seus frequentadores. Para nós é sempre uma felicidade tocar lá. A Thelema é referência no movimento da cena musical da cidade e não poderíamos nunca deixar de prestigiar e aplaudir”, diz a dupla.
Humberto e Edson afirmam estar preparando para o dia 24 “um set bem alto astral e divertido do nosso repertório de brasilidades”. Criado em 2017, o Duo Severino vem conquistando os capixabas com um som que mistura pop, indie e soul music. Desde então, participou de vários festivais no Espírito Santo e estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, além do Distrito Federal.
Em 2020, Duo Severino foi indicado ao Prêmio Nacional Profissionais da Música nas categorias Melhor Videoclipe, Intérprete MPB e Autor (Música e Letra). No ano de 2022 recebeu indicação ao 1º Prêmio da Música Capixaba. A dupla lançou, em 2019, o EP Próxima Estação. Dois anos depois foi a vez de Ainda é carnaval. Em 2020 foi lançado o single Manhã de Domingo.
A produtora da Thelema, Ruth Rangel, fala da satisfação de receber a dupla no próximo dia 24. “É uma alegria, um prazer receber o Duo Severino no Entrelaços, principalmente nesse período de festa de sete anos, pois foi uma das primeiras bandas a tocar na Thelema antes mesmo do Projeto Ensaios existir. Isso demonstra a força dos laços que a Thelema foi criando ao longo desses sete anos. Temos carinho e admiração pelo trabalho deles e ficamos felizes em acompanhar o crescimento e evolução deles”, diz.
O Projeto Ensaios foi criado em setembro de 2021. Com a apresentação do dia 24 de abril chega a 108ª edição. Além do Duo Severino, outros artistas já se apresentaram no Projeto Ensaios, como Ada Koffi, Giovanni Urso, Eloá, Letícia Chaves, Ury, Sthelô, Lua, Edivan Freitas, Eddu Sousa e muitos outros. Suas canções estão disponíveis na playlist do Projeto Ensaios, no Spotify, uma referência para quem quer conhecer as músicas autorais de artistas nascidos ou que moram no Espírito Santo e que já passaram pelo Projeto Ensaios.
Entrelaços
Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse isso que é atualmente: uma referência no protagonismo dos artistas locais e na democratização da cultura no coração do Centro de Vitória.
O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema, no dia 8 de fevereiro. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios e o Prosas Literárias.
Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.
O Entrelaços é realizado através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).