A Estação Conhecimento Serra vai comemorar 13 anos com uma série de atividades culturais gratuitas para o público. A abertura da programação será nesta sexta-feira (06), com a apresentação do concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do Coral Infantojuvenil Vale Música, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
Publicado em 1873, o romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do escritor francês Júlio Verne, é uma das obras mais famosas da literatura mundial. O livro conta a história de um cavalheiro inglês que, desafiado pelos colegas do clube de jogos, aposta que seria capaz de completar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado por seu fiel empregado. Esta obra foi lida e explorada de forma coletiva dentro das atividades de incentivo à leitura, desenvolvidas na biblioteca da Estação Conhecimento Serra, sob a orientação da educadora Sandra Rodrigues Faria.
Roteiro
O regente Max Michel Alves conta que a ideia do concerto surgiu a partir de uma iniciativa que envolvesse a Banda Sinfônica Intermediária e o Coral Infantojuvenil Vale Música. Em agosto deste ano, a Banda Sinfônica Intermediária apresentou um concerto com esta temática, sob a regência de Ludhymila Bruzzi. Agora, o Coral Infantojuvenil Vale Música, formado por 51 crianças e adolescentes, vai se debruçar sobre o tema tendo como base um roteiro construído pelo maestro a partir de trechos do livro. “Os próprios integrantes do coral farão a leitura dramática dos textos, que serão mesclados ao repertório”, conta Max.
Para traduzir o espírito de aventura do livro em forma de música, o regente selecionou um repertório que reúne obras e ritmos de diferentes continentes e regiões, passando pela África, Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte, encerrando a jornada com a música brasileira.
Fazem parte dessa viagem musical obras como “Begone, Dull Care” (Benjamin Britten), “Vois Sur Ton Chemin” (Bruno Coulais), “Tzena, Tzena” (Folclore Hebraico) e “Samba da Benção”, de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Luzes e Encantos
A Semana de Arte da Estação Conhecimento Serra prosseguirá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, com a visitação às mostras artísticas produzidas pelos educandos. No dia 13, a sede da instituição vai receber o evento “Luzes e Encantos”, que promete trazer muita luz, arte e alegria para os educandos, suas famílias e para toda a comunidade.
A festa terá início às 16h30, com a visitação às exposições, que reúnem galerias a céu aberto e produções de diferentes expressões artísticas. Às 18h10, haverá a apresentação do concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias” pelo Coral Infantojuvenil Vale M&u acute;sica, seguida de exibição do grupo de dança urbana “O Quinto Elemento”, mostrando o talento e o potencial dos jovens atendidos pela instituição.
A festa culminará com uma celebração neon, na qual um DJ comandará a trilha sonora para os educandos e suas famílias. Para a diretora da Estação Conhecimento Serra, Ana Angélica Motta, a comemoração está em sintonia com a missão da instituição, que é a de trabalhar a formação cidadã dos educandos e contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do território em que está inserida.
“O aniversário da Estação Conhecimento de Serra é mais do que uma comemoração: é uma celebração de anos de dedicação ao desenvolvimento e transformação social”, afirma. “Faremos uma festa repleta de luzes coloridas e energia contagiante, com decoração especial, várias expressões artísticas e personagens circenses iluminados por leds dentro do tema ‘Luzes e Encantos’, que promete ser um espetáculo para todos os presentes”, completa a diretora.