Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Canal digital “Explicanção” lança o “Excast”, primeiro talk show bilíngue do Espírito Santo

Imagem de cinema e a atmosfera inspirada nos programas de entrevista mais famosos do mundo, como David Letterman, Oprah Winfrey e os clássicos brasileiros Jô Soares e Marília Gabriela.

Este é o Excast , primeiro talk show bilíngue – Português e Libras – do Espírito Santo que será lançado pelo canal digital do YouTube Explicanção , concebido pela produtora e compositora Bella Nogueira. Os episódios serão lançados semanalmente, durante todo o mês de abril, sempre às quintas e às 20 horas, com estreia no dia 4. Além disso, o programa será disponibilizado no formato podcast nas plataformas digitais.

O cenário foi montado no palco da Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, com iluminação aconchegante, contexto minimalista e câmeras com resolução 4K. A direção e apresentação é de Bella Nogueira, a captação e mixagem de Igor Comerio, edição final e desenho de som de Cainã Morellato e interpretação em Libras de Karina Zonzini.

Do debate, participam artistas capixabas e profissionais do cenário musical que já fizeram História e da nova geração, elenco que representa a diversidade e os distintos estilos musicais; tudo isso entregue ao público com máxima dedicação ao propósito da acessibilidade.

Nesta primeira temporada, compõem o projeto o maestro titular da Oses, Helder Trefzger; a compositora e escritora indígena Eloá Puri; a compositora e produtora musical Joana Bentes; a drag queen DJ Úrsula Pussynail; a rapper e atriz Afronta MC; o fonoaudiólogo e professor de canto Marcel Vaccari; o compositor e vocalista da banda Casaca, Renato Casanova; e a intérprete de Libras de festivais e eventos Priscila Muzy.

Potente! Um programa único que engloba os temas LGBTQIAPN+, feminismo, indígena, negritude, gordofobia, homofobia, xenofobia, misoginia, machismo e o preconceito e “apagamento social” de pessoas surdas.

“Desde o início do Explicanção eu sonhava com o dia em que poderíamos, finalmente, entrevistar os nossos convidados “cara a cara” e, de 2022 para cá, eu vinha estudando o ‘Excast’ para cumprir esse papel no canal. Aqui estamos!”, comemora Bella Nogueira.

Canal digital "Explicanção" lança o "Excast", primeiro talk show bilíngue do Espírito Santo

Explicanção

Idealizado por Bella, o canal digital independente surgiu em 2020, na pandemia, e se consolidou nos últimos anos com o foco em difundir música com acessibilidade para a Comunidade Surda brasileira. Bella Nogueira produzia semanalmente episódios para conectar artistas capixabas ao público durante o período de isolamento. As entrevistas eram, portanto, remotas: os convidados gravavam vídeos contando suas histórias e processos de composição.

E então Bella gravava uma apresentação sobre o artista e os episódios eram montados e lançados com o brilhantismo da interpretação em Libras de Karina Zonzini. Por dois anos, todos os sábados, às 14 horas, um novo artista era apresentado no canal.

Além do Excast, o Explicanção também deu origem ao “Exfest” – festival digital do canal – e a produções seriadas, como o “Conexão 027”, sempre defendendo nos seus conteúdos audiovisuais a difusão da música para o público surdo.

Realização

A primeira temporada do “Excast” foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Linhares. Os recursos são do Funcultura, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Governo do Estado, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas