A Fundação ArcelorMittal, organização dedicada ao investimento social do Grupo acaba de lançar uma nova frente de trabalho, com foco na economia circular. A estratégia destaca o potencial de circularidade da indústria do aço, posicionando-a como vetor essencial para a transição justa rumo a esse novo modelo econômico, centrado no desenvolvimento humano.
Um estudo aprofundado sobre a convergência entre o investimento social privado (ISP) e a economia circular (EC) no Brasil, encomendado pela fundação a plataforma Ago Social, sublinha a relevância do ISP brasileiro, que movimentou R$ 5,4 bilhões em 2022, segundo o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); e R$ 4,41 bilhões em investimento social corporativo (ISC) em 2023, conforme a Rede Bisc.
Em contraponto, os dados revelam que apenas o percentual entre 5% e 10% do movimento anual do ISP se conecta a práticas circulares, outro ponto que chama a atenção é a baixa formalização de catadores, recicladores e cooperativas, registrada em somente 6,5% dos municípios, segundo o Atlas Brasileiro da Reciclagem, uma das fontes consultadas.
“Esse estudo é um presente para o terceiro setor e para as empresas. De forma inédita, ele aponta caminhos para ampliar a associação do investimento social privado à economia circular, fortalecendo a transição justa para uma economia de baixo carbono (…)”, declara Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Resultado da unidade de Tubarão (ES)
A unidade de Tubarão (ES), alcançou 4,6 milhões de toneladas de reaproveitamento de resíduos e coprodutos em 2024. Uma das iniciativas adotadas é a implantação do sistema de tratamento de efluentes Ecotar, que utiliza escória de aciaria como agente de tratamento.
Além disso, os itens são aplicados em pavimentação e agricultura, incluindo linhas de asfalto, base de estradas e fertilizantes agrícolas, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A unidade foi responsável pela primeira experiência no Brasil de recuperação de coprodutos por aglomeração a frio, retornando-os ao processo produtivo e substituindo matérias-primas naturais.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Com mais de 30 anos de existência, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global, com o propósito de criar oportunidades e promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país.











555
555
555