Dólar Em baixa
5,206
12 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,206

Secretário da Serra em conselho nacional para definir rumos do novo sistema tributário brasileiro

A Serra garantiu um espaço de destaque nas decisões que vão definir os rumos do novo sistema tributário brasileiro. O município foi eleito para compor o Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS), instância-chave para a implementação da Reforma Tributária em todo o país.

A posse do secretário municipal da Fazenda da Serra, Henrique Valentim, como membro do colegiado, ocorreu na manhã desta segunda-feira (09), durante cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube. O momento marcou oficialmente a instalação do Conselho, considerado um dos passos mais importantes para a operacionalização da Reforma.

“Hoje é um dia histórico, não apenas para a Serra, mas para todo o país. Estamos falando da instalação de um conselho que terá papel central na construção de um sistema tributário mais simples, justo e eficiente”, destacou Valentim.

O Conselho Superior do CG-IBS é considerado o “coração” operacional da Reforma Tributária. Cabe ao colegiado centralizar a arrecadação do novo imposto e coordenar a distribuição automática das receitas entre estados e municípios, assegurando equilíbrio federativo, transparência e previsibilidade.

O colegiado é formado por 27 conselheiros indicados pelos respectivos governos estaduais e 27 municípios que representam o conjunto de todos os municípios do país. Destes, 13 foram indicados pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e 14 indicados pela Confederação Nacional dos Municípios.

Protagonismo da Serra no cenário nacional

A Serra integra o grupo das 13 cidades titulares indicadas pela FNP, ao lado de grandes capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Um dado que reforça ainda mais o protagonismo do município capixaba é que apenas duas cidades desse grupo não são capitais: Serra e Campinas (SP).

A escolha segue critérios técnicos, populacionais e de representatividade, reconhecendo o peso econômico e institucional da Serra no cenário nacional. “Essa representação não é apenas da Serra, mas de todos os municípios brasileiros. Nosso papel é contribuir para uma reforma que promova justiça tributária, simplificação e desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário Henrique Valentim.

Com a participação no Conselho Superior do CG-IBS, a Serra fortalece sua atuação institucional e amplia sua capacidade de defender os interesses municipais em um dos processos mais relevantes da agenda nacional”, conclui Valentim.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas