Dólar Em alta
5,312
4 de dezembro de 2025
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em alta
5,312

Cruzeiros ainda estão distantes da realidade do Espírito Santo

Considerado um grande impulso no turismo do Espírito Santo, a circulação de cruzeiros marítimos na Baía de Vitória ainda é um projeto mais distante que os capixabas gostaria.

De acordo com o diretor-presidente da concessionária do Porto de Vitória, Vports, Gustavo Serrão, o terminal portuário da capital capixaba ainda não consegue. Ele destacou, ainda, que apesar de ser um entusiasta dos cruzeiros, outro ponto contra é o custo.

“O porto de Vitória ainda não tem condições e os navios menores não têm rotas regulares, o que encarece o projeto. A gente quer ser parceiro e estamos tentando viabilizar, não entrada, mas parada um pouco mais recuada dos cruzeiros”, informou Serrão.

Agentes relacionados com o turismo do ES articulam a captação de navios de cruzeiro desde meados deste ano. Em junho, houve discussões entre representantes do governo e de entidades. Serrão explicou que a Vports tem participado com informações náuticas e direcionais.

Na pauta em discussão ao longo do ano de 2025 há temas como recepção qualificada dos cruzeiros, infraestrutura adequada, trâmites legais, ajustes técnicos bem como o projeto de implantação de um píer flutuante. A proposta, inclusive, aguarda aprovação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), foi realizado um estudo pela USP, em que identificou uma área de fundeio, onde o navio ficaria atracado para os passageiros desembarcarem através de embarcações menores em algum píer. O que não está estabelecido, contudo, qual seria esse píer.

“A priori seria o da Ilha do Boi, mas, ele ainda precisa de reforma. Com isso, estamos aguardando o SPU fazer a última liberação, assinar o contrato com eles, para então seguirem com a reforma.
Um paralelo a isso, é que estamos tentando viabilizar outros locais de desembarque”, informou em nota a Setur-ES.

Já a Fecomércio complementou que, para que a parada-teste de navio de cruzeiro ocorra, é necessário aguardar a licença do SPU, Antaq e dragagem do engordamento da praia, que a prefeitura de Vitória seria responsável por providencias.

“Após todas as liberações, será feita a licitação para as obras do atracadouro, que vão ser realizadas pelo Senac-ES e devem durar cerca de três meses. O investimento previsto do Senac no ponto de desembarque é na ordem de R$ 2,5 milhões”, informou a Fecomércio-ES que segue aguardando a autorização de órgãos competentes, em Brasília.

A Prefeitura de Vitória informa que permanece aberta ao diálogo com todos os órgãos, entidades e representantes envolvidos nas discussões sobre a possível retomada da operação de cruzeiros na Baía de Vitória. “O Município preza pelo bem-estar da população, pela mobilidade, pela segurança das operações e pelo fortalecimento do turismo na capital”, disse em nota.

Em junho de 2025, a Prefeitura recebeu autoridades públicas e representantes das principais companhias marítimas que atuam no Brasil, ocasião em que foram apresentados cenários, necessidades técnicas e possibilidades futuras relacionadas ao tema. “Vitória seguirá atuando de maneira colaborativa, técnica e transparente, mantendo as portas abertas para construir, junto aos parceiros, soluções que favoreçam o desenvolvimento da cidade”, finalizou a nota.

Empresa aponta que Vitória é destino estratégico para rotas de cruzeiros no Brasil

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas