O mercado de criptomoedas contrariou a tendência histórica de perdas em setembro e encerrou o mês em alta. O destaque foi o Bitcoin (BTC), que registrou um dos melhores desempenhos dos últimos anos para o período.
Em entrevista à Rádio ES Hoje, o sócio especialista da Valor Investimentos, Arthur Alvarenga, explicou que o resultado se deve, principalmente, à entrada de investidores institucionais. “A gente teve muita entrada, principalmente de investidores mais institucionais, com o aumento dos ETFs lá nos Estados Unidos”, afirmou.
Segundo ele, o Bitcoin tem se consolidado como alternativa ao dólar para quem busca diversificação. “É uma alternativa bem interessante ao dólar, para quem busca uma diversificação internacional sem se expor a nenhuma economia especificamente”.
Alvarenga ressaltou ainda que o Brasil está à frente de outros países em termos de regulação do setor, o que favorece o avanço das criptomoedas no mercado nacional. “O Brasil sempre foi um entusiasta dessas revoluções digitais. Acho que o Pix é prova disso”.
Apesar da valorização, o especialista alerta: o investimento deve ser feito com visão de longo prazo. “Não vamos comprar para vender daqui a uma semana. Vamos comprar para ter essa reserva de valor”.
Ouça a entrevista completa!