Dólar Em alta
5,405
11 de setembro de 2025
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Vitória
17ºC
Dólar Em alta
5,405

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

No mercado de trabalho capixaba, os setores de comércio e serviços estão em expansão. Juntos, eles abriram 2.024 novas vagas com carteira assinada em julho, demonstrando a força da economia do Espírito Santo em movimentar contratações mesmo em um cenário de sazonalidade no campo.

A soma de admissões impulsionou o saldo positivo nesses segmentos e ajudou a manter o estado em um patamar expressivo, com 927.504 vínculos formais de trabalho, crescimento de 2,6% em relação a julho do ano passado. No recorte de janeiro a julho deste ano, foram criados 18.086 empregos.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 1.233 novos postos, especialmente nas áreas de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (831), além de serviços para edifícios, como limpeza (164) e vigilância (94), transporte rodoviário de cargas (250) e atenção à saúde humana (429).

Já o comércio abriu 791 vagas, sendo o principal destaque o segmento atacadista (407), seguido do varejista (259). A indústria do Espírito Santo também teve resultado positivo, com a criação de 785 oportunidades de trabalho.

Em números absolutos, o setor de serviços liderou a geração de empregos, com 12.293 novas vagas formais entre julho de 2024 e julho de 2025. O comércio vem em seguida, com 6.969 postos de trabalho criados. Juntos, os dois segmentos responderam por 81,5% de todos os novos empregos gerados no estado nesse intervalo de 12 meses.

Na avaliação do coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, os dados revelam a resiliência da economia capixaba. “O desempenho de julho mostra que o comércio e os serviços continuam sendo grandes motores, refletindo a confiança dos consumidores e o dinamismo das empresas locais”.

Por outro lado, em julho, a agropecuária capixaba encerrou 5.030 vagas, devido ao fim da safra, principalmente do café, após as contratações recordes de abril e maio (11.706 empregos formais). Com isso, o saldo de contratações e demissões do Espírito Santo no mês ficou negativo, com 2.381 postos fechados, incluindo o saldo da construção civil (-160).

Segundo Spalenza, o fechamento de postos na agropecuária neste período é um movimento típico do setor em função da sazonalidade das colheitas. “Esse comportamento é esperado para o período, em que ocorre um grande volume de contratações temporárias entre abril e maio e, posteriormente, o desligamento dos trabalhadores após o fim da safra”, explicou o coordenador do Connect Fecomércio-ES.

Em termos geográficos, os municípios que mais abriram vagas foram Serra (478), Vitória (368) e Viana (250). No total, a Região Metropolitana da Grande Vitória apresentou um saldo positivo de 1.218 novos empregos.

Em contraste, os municípios do interior registraram uma perda de 3.599 postos de trabalho, reflexo do encerramento das contratações sazonais vinculadas à colheita do café, que impactou fortemente o saldo de empregos nos municípios com maior dependência do setor agropecuário.

Para a gerente-executiva do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), Ivete Paganini, a prorrogação dos incentivos fiscais até 2032 garantiram mais atratividade para as empresas, especialmente aquelas com operações interestaduais, garantindo mais empregos.

“Desde 2021, houve aumento no número de contratações no setor atacadista. Agora, o desafio é investir em infraestrutura, melhorar nossas estradas, portos, aeroportos, fomentar turismo e criar um ambiente de negócios robusto o suficiente para sustentar esse crescimento. A tendência é que o segmento continue crescendo até 2029, quando haverá uma estabilização, e a partir daí tudo vai depender do que fizermos agora”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas