Dólar Em alta
5,326
1 de outubro de 2025
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,326

Casca de sururu vira corretivo agrícola e gera renda para marisqueiras capixabas

Na próxima quarta-feira (1), o Instituto Goiamum inaugura oficialmente, em sua sede no município da Serra, as instalações do Projeto Sururu — uma iniciativa inovadora que conecta preservação ambiental, geração de renda e agricultura sustentável.

O projeto atua no reaproveitamento das cascas do sururu, tradicional marisco dos manguezais capixabas. O material, que antes era descartado na beira do mangue, agora é recolhido, processado e transformado em corretivo de solo para agricultores, devolvendo nutrientes à natureza e promovendo a regeneração dos ecossistemas costeiros.

Mais de 50 mulheres da comunidade de Mangue Seco, em Porto Santana (Cariacica), serão diretamente beneficiadas. Mesmo sendo a menor comunidade pesqueira do Espírito Santo, ela produz cerca de 10 toneladas de cascas por mês. Com o Projeto Sururu, essas marisqueiras passam a ter uma segunda fonte de renda, fortalecendo o protagonismo feminino e valorizando uma cultura ancestral de pesca.

A iniciativa integra o conceito de Economia Azul, ao fechar um ciclo produtivo que beneficia a natureza, gera impacto social e movimenta a economia local. O projeto tem o apoio fundamental do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FUNDEMA) e da equipe de pesquisa da Labemar/UFES, garantindo rigor técnico e ambiental.

Para marcar o lançamento, foram convidadas autoridades municipais, representantes do FUNDEMA, lideranças comunitárias e parceiros do projeto, reforçando o compromisso coletivo com a preservação dos manguezais e com a inovação sustentável.

“Estamos escrevendo uma nova história para as marisqueiras do Espírito Santo.
O Projeto Sururu mostra que é possível unir tradição, ciência e economia para regenerar a natureza e gerar renda para quem mais precisa”, afirma Wita Sassi, diretor do Instituto Goiamum.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas