A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) realizou na terça-feira (18), em Vitória, o Seminário de Infraestrutura e Portos, promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), com o tema: “Espírito Santo como solução logística para o Brasil”.
Na oportunidade, o Estado reafirmou sua posição estratégica no setor logístico e de transportes com um amplo debate sobre a ampliação da infraestrutura ferroviária, rodoviária e portuária. O encontro reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e autoridades, incluindo o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal, que destacou a importância dos investimentos para fortalecer a competitividade do Estado.
Vidigal ressaltou a necessidade de avançar com projetos estruturantes, como o ramal ferroviário ligando Cariacica a Anchieta e a Ferrovia 118. “Discutir o transporte ferroviário é fundamental para o nosso desenvolvimento. O setor portuário do Espírito Santo avançou muito, a BR-101 está sendo duplicada e as rodovias estaduais receberão investimentos superiores a R$ 8 bilhões nos próximos cinco anos. Agora, precisamos complementar essa estrutura com a ampliação ferroviária, garantindo uma logística eficiente para impulsionar a economia”, afirmou.
Durante o evento, também foram discutidos os desdobramentos da concessão da BR-101 e os avanços na duplicação da BR-262. Sobre a BR-101, Vidigal avaliou a recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) como um passo positivo para destravar o processo de concessão. “A instabilidade nesse processo era muito grande. Agora, com novos critérios, a expectativa é de que possamos garantir investimentos essenciais para a manutenção e ampliação da rodovia”, explicou. Em relação à BR-262, o primeiro trecho de duplicação deve contemplar o desvio de Conceição do Castelo, garantindo uma conexão mais ágil com Minas Gerais.
Outro ponto de destaque foi a infraestrutura necessária para viabilizar o Porto Central, que exige soluções logísticas robustas. “Os acessos ferroviários e rodoviários ao Porto Central são essenciais. Estamos dialogando com o DNIT e o Ministério dos Transportes para garantir a integração das rodovias e possibilitar a ampliação da ligação entre a BR-101 e a BR-116”, completou Vidigal.
O evento
O evento reforçou a importância da colaboração entre governo e iniciativa privada para promover avanços na infraestrutura capixaba. Evento exclusivo para membros do Lide-ES, o Seminário abordou desafios e oportunidades a fim de que o Espírito Santo seja solução logística para o Brasil.
Entre os destaques, foi anunciado que a iniciativa privada, mais precisamente a MRS Logística, manifestou interesse em financiar um trecho de aproximadamente 200 km da Estrada de Ferro 118 (EF-118), ligando Anchieta (ES) ao Porto de Açu (RJ), com um investimento estimado em R$ 3,2 bilhões. A empresa está negociando a renovação antecipada da concessão da Malha Sudeste e se propôs a aportar os recursos para essa obra, cuja execução ficará a cargo da concessionária que vencer o leilão previsto para 2025. A EF-118 é um projeto estratégico para a integração ferroviária e logística portuária, atraindo também investidores estrangeiros, incluindo grupos árabes e chineses.
O evento foi liderado pelo empresário e presidente do Lide-ES, Thiago Santos. O Seminário contou ainda com a presença do secretário nacional de transporte ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro, o Head Lide Transportes e conselheiro de Infraestrutura da Fiesp, Rodrigo Vilaça, do superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, além de empresários e executivos que fazem parte do Conselho Estratégico do grupo. Representantes dos principais terminais e operadores também participaram, como da Imetame, Portocel, Petrocity, Vports e Porto Central.