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Turismo para superar perdas do ES com a reforma tributária

A recente aprovação da reforma tributária sobre o consumo no Brasil e as mudanças significativas na arrecadação do Espírito Santo obrigam o estado a buscar novos caminhos e o turismo tem sido apontado como o principal. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (31) o Sebrae-ES, que tem imprimido esforços para criar produtos que desenvolvam todas as regiões capixabas turisticamente. “Vamos passar por dificuldades com a Reforma Tributária e entendemos que o turismo tem potencial”, afirmou Pedro Rigo, superintendente da entidade.

Nos próximos dois anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, será trabalhado um impulsionamento do turismo visando atingir pessoas de dentro e fora do estado. Segundo Rigo, é necessário, para isso, implementar uma cultura de pertencimento e valorização do capixaba pelo estado.

“O capixaba não tem a cultura do turismo porque não é o que sustenta o Espírito SANTO. E nossa tarefa é fazer com que, para além do pertencimento, o capixaba falar bem da sua região e assumir a cultura turística”, destacou Pedro Rigo.

O superintendente do Sebrae apontou indicadores desafiantes como o fato de 83,3% das operadoras de viagens do país não trabalharem com roteiros capixabas. “A fotografia é de que o Espírito Santo não está nas prateleiras das agências de viagem. Outro desafio é que não trabalhamos a cadeia do turismo, isto é, um produto não vende por si só, precisamos de um conjunto, de arranjo produtivo e isso é muito maior”, afirmou.

Mapeamento

O Sebrae mapeou 836 atrativos turísticos e identificou as áreas com potenciais de gastronomia, turismo religioso, turismo histórico e cultural, sol e praia, e ecoturismo e aventura. A região metropolitana, por exemplo, tem potencial sol e praia, bem como cultural e ecoturístico.

De acordo com o Relatório de Dados do Segmento de Turismo do Sebrae/ES, atualizado em junho 2024, o turista que viaja pelo Espírito Santo deseja escapar da rotina e viver algo fora do cotidiano, experimentar novos sabores, mergulhar em culturas genuínas, envolver-se com a comunidade local e, principalmente, criar memórias, aprendendo e experimentando coisas novas e sentindo emoções únicas ao longo das viagens.

O relatório apontou ainda que das 59.824 empresas ativas nesse segmento no Espírito Santo, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Em relação às pessoas ocupadas no setor, 80% atuam em micro e pequenas empresas, enquanto os outros 20% atuam em médias e grandes empresas.

Turismo para superar perdas do ES com a reforma tributária
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES – Foto: Danieleh Coutinho

A região metropolitana tem o maior número de empreendimentos da cadeia do turismo, com 29.895 negócios. O nicho dominante é o de alimentação – mais de 70% das empresas ativas no segmento no estado atuam no ramo de alimentos.

“A partir deste ano, os empreendedores da cadeia do turismo no estado estão recebendo atenção especial do Sebrae/ES, com 40% do atendimento presencial destinado a esses negócios. Além disso, nos próximos anos, vamos investir um total de R$ 50 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte nesse segmento. Acreditamos que o turismo tem um enorme potencial para se transformar em uma das principais matrizes econômicas do Espírito Santo”, ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

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