Dólar Em alta
5,355
13 de junho de 2024
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,355

Comércio do Espírito Santo ultrapassa média nacional

O desempenho do comércio no Espírito Santo durante o mês de março ultrapassou a média nacional. Os dados mais recentes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta semana pelo IBGE e analisada pela Fecomércio-ES, apontam um aumento de 1,6% no varejo capixaba, entre fevereiro e março de 2024, enquanto a média nacional ficou em 0,0%. Segundo a análise do Connect Fecomércio-ES, dados do varejo e do comércio amplo capixaba indicam um aquecimento do setor no estado em face a uma retração no país.

De acordo com a Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o comércio ampliado do Espírito Santo também se destacou com um aumento de 2,4% em comparação com fevereiro, enquanto no contexto nacional houve decréscimo de -0,3%.

Para a doutora em Administração e coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Julio, o mercado de trabalho aquecido no Espírito Santo, a inflação mais controlada e a redução de juros sugerem que os consumidores capixabas voltaram às compras no mês de março.

O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo do segmento “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, com +43,3%. O segmento vem crescendo desde setembro de 2023.

O setor de “Livros, jornais, revistas e papelaria” também se destacou, crescendo 9,8%, em alta pelo segundo mês consecutivo — coincidindo com o início do ano letivo.

O Relatório de Geração de Empregos Formais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Connect Fecomércio-ES, aponta que o setor de educação foi um dos que mais contrataram no mês de março deste ano, sinalizando uma retomada do setor. No entanto, na comparação com os dados do mesmo período do ano anterior, março de 2024 apresentou uma queda de 2,8% no varejo e de 6,8% no comércio ampliado capixaba.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas