2018 foi ano de eleição, operações policiais e muitas tragédias que marcaram a sociedade capixaba. Dentre elas, o assassinato dos irmãos Joaquim e Kauã pelo pai de um dos meninos, o pastor Georgeval Alves. No apagar das luzes, outra triste notícia: o assassinato do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata.
ESHOJE preparou uma retrospectiva com os principais acontecimentos do ano.
Janeiro
A greve dos rodoviários, que começou em dezembro de 2017, foi um dos primeiros fatos marcantes. No dia 5 de janeiro, os representantes da categoria resolveram entrar em acordo e encerraram a greve no dia 10.
No mesmo mês, a segunda Operação Lama Cirúrgica apreendeu envolvidos acusados de reprocessar, falsificar, fornecer e reutilizar materiais médicos hospitalares descartáveis que eram usados em hospitais particulares da Grande Vitória. Foram apreendidos 74 caixas de arquivos, sete computadores, dois celulares, um pendrive, um HD externo, documentos pessoais e materiais cirúrgicos para realizações de cirurgias ortopédicas.
Março
Após 16 anos de uma longa espera, os capixabas, finalmente, foram presenteados com a inauguração do novo Aeroporto de Vitória. Mas a pista passou alguns meses sem utilização. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a senadora Rose de Freitas, o presidente da República Michel Temer e ficou marcada pela ausência do governador do estado, Paulo Hartung.
O tráfego na avenida Dante Michelini, em Vitória, foi alterado com a implantação da Linha Verde: um corredor exclusivo para ônibus. Logo nas primeiras semanas os usuários do transporte público comemoraram a rapidez da viagem, mas os motoristas de outros veículos reagiram mal. Uma advogada e moradora do bairro Jardim Camburi levou o caso para a justiça, e a prefeitura da capital reavaliou o projeto. Além de ônibus, carros com mais de três passageiros, além de táxis e vans escolares, podem utilizar a Linha Verde.

Já no Morro da Piedade dois irmãos foram mortos com mais de 20 tiros cada um. Ruan Reis, de 19 anos, e Damião Marcos Reis, de 22, não tinham antecedentes criminais. Os suspeitos do crime foram presos nos meses de julho e novembro. A ocorrência causou pânico na comunidade que exigiu a presença das forças de segurança. Uma base da Polícia Militar foi implantada após esse e uma série de outros crimes.
Abril
A cardiologista Jaqueline da Penha Colodetti desapareceu, após sair de casa para trabalhar. Seu carro foi encontrado na beira do Rio Jucu, em Viana. Denúncias de que ela teria sido vista na Bahia chegaram a família, mas 12 dias depois, o corpo foi encontrado próximo a ponte do rio Jucu.
Grande liderança nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve prisão decretada no dia 5 de abril, mas apenas no dia 7 o ex-presidente se entregou à Justiça. Desde então, está detido na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Uma grande comoção tomou conta de petistas e admiradores de Lula.
No dia 21 de abril, uma notícia trágica mexeu com os capixabas: um incêndio em Linhares vitimou os irmãos Joaquim Alves Sales, de 3 anos, e Kauã Sales Burkovsky, 6 anos. Depois de o caso passar por inquérito e diversas perícias, a justiça concluiu que os meninos foram espancados, abusados e mortos pelo pastor Georgeval Alves Gonçalves, com a anuência de sua mulher, Juliana Salles. O caso teve diversos desdobramentos, como a prisão de Georgeval e Juliana, em lugares e tempos diferentes.
Maio
A greve dos caminhoneiros, que durou 10 dias, afetou o cotidiano e a vida do Brasil, sobretudo, dos capixabas. Supermercados ficaram vazios, não houve entrega de frutas, faltou água, as filas nos postos de gasolina ficaram enormes, com preços absurdos cobrados pelos combustíveis, dentre outros transtornos.
Uma mulher de 42 anos foi atingida por uma barra de ferro na cabeça, na Avenida Champagnat, em Vila Velha. Simone Venturini Tonani foi atingia enquanto dirigia carregando o filho no banco de trás. O morador de rua Felipe Rodrigues Gonçalves, o “Alemão”, fugiu, mas acabou detido no bairro Praia da Costa.
Junho
Em junho, a Terceira Ponte foi interditada para um resgate após tentativa de suicídio. A via foi paralisada por cinco horas, impactando na mobilidade urbana. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo explicaram que esse procedimento é fundamental para preservar a vida de alguém que naquele momento precisa muito de ajuda.
A polícia civil prendeu em janeiro de 2018, Rodrigo Anchieta de Carvalho o “P2”, no condomínio Ourimar, na Serra. Em junho, mais seis pessoas foram presas em ação policial, totalizando mais de dez envolvidos por tráfico de drogas na região e transtornos causados aos moradores.
Julho
No dia 24 de julho, um acidente no dentro da área do Portocel, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, deixou três trabalhadores mortos e outro ferido. De acordo com as informações do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), um vazamento de gás tóxico teria sido responsável pelas mortes. Adenilson Rodrigues de Carvalho, 47 anos, trabalhador portuário avulso, diretor do sindicato (suplente da Diretoria Executiva), que estava numa atividade multifuncional de estiva em Portocel; Clovis Lira da Silva, 56 anos, trabalhador portuário avulso, arrumador, e Luiz Carlos Milagres, 64 anos, trabalhador portuário avulso, estivador. O ferido foi identificado como Vitor Souza Olmo.
O Espírito Santo enfrentou um surto inédito da forma mais grave da malária – causada pelo parasita Plasmodium falciparum que, normalmente, só ocorre na Região Norte do País, onde a doença é endêmica. O Estado já registrou 106 casos da infecção e uma pessoa morreu. O surto durou de julho a setembro de 2018 e atingiu a zona rural. Segundo a Sesa, o último caso foi registrado no dia 20 de setembro.
Um helicóptero da Polícia Militar com o governador do Espírito Santo caiu dentro dos limites de Domingos Martins, região Serrana do Espírito Santo. Paulo Hartung não se machucou e a primeira-dama, que também estava na aeronave, teve luxações leves na perna.
O Terminal de Itaparica, em Vila Velha, foi interditado após um laudo apontando problemas na estrutura e riscos para os cerca de 45 mil usuários que passam pelo local. O terminal foi inaugurado em 2009, um investimento de R$ 12 milhões. Com o fechamento, a população precisou migrar para os de Vila Velha e do Ibes, reclamando de demora, superlotação e desorganização.
Agosto
Uma ação do Ministério Público Eleitoral impugnou 21 pedidos de registros de candidatura de pessoas que pretendiam disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. A lista era enorme e tinha diversos tipos de nomes que iriam dos mais sérios aos mais inusitados. O mês foi marcado por definições de nomes e coligações para as eleições de outubro.
Setembro
No mês do aniversário de Vitória, que completou 467 anos, a equipe do jornal ESHOJE fez um passeio pela história da cidade e registrou tudo em um documentário de produção própria, intitulado “Vitória como ela é”. (Assista aqui!)
No dia 10, mais uma vez, os capixabas tiveram o trânsito complicado por causa de mais uma interdição da Terceira Ponte por motivos de tentativa de suicídio. Desta vez, a ponte ficou parada por mais de oito horas. O acontecimento levantou intenções de construção de barreiras de contenção ao longo da ponte, para evitar futuras interdições.
Eleito presidente da República, nas eleições de outubro, o ainda candidato, Jair Bolsonaro, levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele ficou internado e correu risco de morte. A partir de então a campanha do presidenciável passou a ganhar força, sobretudo, com manifestações nas redes sociais.
Outubro
O mês foi marcado por eleições de cargos executivo e legislativo por todo o Brasil. Com 63,07% dos votos no Espírito Santo, Jair Bolsonaro é eleito presidente. Renato Casagrande foi eleito governador do Espírito Santo com mais de 55% dos votos.

O Senado teve uma renovação, elegendo, com mais de um milhão de votos, dois estreantes: Fabiano Contarato e Marcos do Val, derrotando o atual senador Magno Malta, que não conseguiu se reeleger. Também foram eleitos e reeleitos 30 deputados estaduais e 10 federais
Novembro
Após dez anos de espera e seis impedimentos, o empresário Wagner Dondoni foi julgado, no dia 5, e condenado à 24 anos e 11 meses em regime fechado por dirigir embriagado e causar a morte de três pessoas da mesma família, em Viana. O juiz Romilton Alves Vieira Junior decretou a prisão do condenado na madrugada do dia 6, mas o empresário fugiu e só se entregou no dia 30.
Seis meses após o crime, as audiências para o julgamento de Georgeval Alves e Juliana Salles tiveram início no dia 7. A família do menino Kauã Butckovsky, de 6 anos, estuprado e carbonizado junto com o irmão Joaquim Alves, 3, foi proibida de acompanhar as audiências do caso.
Desde 2009 fechados aos domingos, o supermercados no Espírito Santo foram autorizados a funcionar todos os dias da semana. Um acordo coletivo entre empresários e trabalhadores foi firmado permitindo que as redes decidam os funcionamento no primeiro dia da semana. Nos últimos anos, os que foram abertos aos domingos foram responsabilizados judicialmente.
Dezembro
O último mês do ano foi marcado pelo desaparecimento de duas crianças Dhanyel Brandão dos Santos, de 12 anos, e Geanderson Custódio, 9. O primeiro foi encontrado, já sem vida, na Praia da Concha, em Vila Velha. O segundo não foi encontrado.
A prisão do médium João de Deus, acusado de assédio sexual por mais de 500 mulheres, também marcou o mês de dezembro. Ele se entregou às autoridades no dia 16, em Abadiânia (GO) e nega os acusações.
O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, morreu após levar um tiro do ex-assessor, Marcos Venicio Moreira Andrade, 66, que foi preso poucas horas depois e confessou o crime. Em depoimento, ele disse que matou o político por um processo na justiça, que teria motivado o bloqueio de R$ 60 mil em suas contas.











