O planeta está pedindo socorro e não dá mais para apontar o dedo apenas para o poder público ou para as grandes empresas. A responsabilidade também é nossa, como cidadãos.
No penúltimo episódio da temporada de Desenvolver a Conversa, recebemos Yeda Medeiros, arquiteta, designer de moda e artista plástica. Ela tem um trabalho em que ajuda as empresas a não se desfazerem de nada, principalmente seus uniformes. É possível reutilizar todo tecido, evitando poluição e até reduzindo custos. Isso é só um exemplo.
Também aprendemos com Mirela Souto, presidente do Instituto Marca, que os cuidados com terra, céu e mar não depende só de grandes gestos, mas de atitudes do dia a dia.
Ela e Yeda transformaram suas trajetórias profissionais em verdadeiras missões de responsabilidade ambiental. Do básico, como a separação correta dos resíduos domésticos, até o reaproveitamento criativo de materiais, elas mostram que cada atitude conta. Porque quando descartamos de forma errada, os impactos voltam para dentro da sociedade e todos nós sentimos as consequências.
O mundo é a nossa casa
Você sabe o que é sustentabilidade? Plínio Soares, contador e cantador de histórias, respondeu essa pergunta contando uma história muito legal. Mostrando que o mundo é a nossa casa e todos precisamos cuidar.
Uma menina ganhou o prêmio de sua escola: uma viagem para uma cidade muito especial. Uma cidade que não tinha lixo nas ruas, que as pessoas cuidavam dos resíduos e reaproveitavam tudo. Isso deixou a criança encantada, porque ela viu que tudo o que a gente coloca fora de casa, é dentro da rua. Fora da rua é dentro da cidade. Fora da cidade é dentro do mundo e… fora do mundo é dentro da nossa casa, porque a nossa família e onde ela mora é o nosso mundo. Como não vamos cuidar do nosso mundo?
Assista todos os episódios!











