Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Cultura ganha menos importância, criticam artistas após fusão da pasta em Vila Velha

As secretarias municipais de cultura, esporte e turismo em Vila Velha, agora, são apenas uma. No entanto, a mudança não agradou os artistas. As críticas se voltam, principalmente, a perda de potencialidade a falta de atenção que a pasta deve ganhar daqui pra frente.

O artista, pedagogo e arteterapeuta, Allan Maykson, acredita que a ação resultará em teatros fechados, sem manutenção e política de permanência ou estadual. Para ele, sem uma secretaria própria, a necessidade de cultura do Estado é relativizada, havendo crescimento na população, economia, mas não na cultura e educação. 

“Unir pastas de áreas tão distintas é assumir e reafirmar que, mais uma vez, a cultura no Espírito Santo é sucumbida pelas potências culturais dos estados circunvizinhos. Passamos direto, sem sequer sermos notados. Os artistas que se consagram ou se destacam aqui precisam sair de casa, pois o estado não sustenta. E não é por sermos um estado pequeno em população, mas pequenos em mentalidade, sem senso de pertencimento, porque nossa história é cada vez mais ocultada. Ela é expressada somente por meio da arte”, afirma.

A arte-educadora, especialista em ensino de dança e contadora de histórias, Dalisa Miranda, frisou que quando uma secretaria é fundida à outra, a potencialidade que ela teria a oferecer é perdida. 

“O esporte está dentro de uma educação formal. Já a cultura, enquanto linguagem artística, passa por uma situação de uma formação de educação informal, sem aqueles padrões de escola que a gente conhece. Essas duas formações são diferentes. Elas não casam. A cultura traz formas de se expressar, de maneira que vai alimentar a formação do indivíduo, mas não de maneira obrigatória. Por isso que eu acho que a cultura é uma demanda muito grande, tem muita coisa, e ser colocada na pasta de esporte não é uma boa ideia. A cultura é muito mais ampla: é arte popular, erudita, são diversas linguagens”. 

Uma terceira fonte, que preferiu não se identificar, considera a junção de secretaria um retrocesso. “Eu me sinto muito mal porque estávamos num processo de reconstrução da cultura de Vila Velha. E essa fusão faz parecer que todo trabalho foi desperdiçado e jogado fora. A partir do momento que uma secretaria se junta com a outra, todo setor acaba sendo desvalorizado”, diz. 

Os artistas abriram uma abaixo-assinado, com a hashtag #FicaCulturaVV. No documento, eles sustentam que, em 2020, Vila Velha deu um passo significativo, “quando entendeu a importância da Cultura enquanto setor econômico, simbólico e social, garantindo a retomada da Secretaria de Cultura autônoma. Ter uma secretaria exclusiva coloca o setor na agenda da cidade e na tomada de decisões para o desenvolvimento do município”.

Segundo os artistas, a cultura de Vila Velha tem 80 espaços culturais, mais de 400 artistas cadastrados, mais de 270 participações em editais culturais do município em mais de 20 segmentos mapeados da Cultura Popular, Tradicional, Contemporânea e Periférica. “Somos mais que eventos! Somos a soma de todas as atividades, com uma cadeia produtiva que emprega muitos trabalhadores em várias áreas”, afirmam.

Fusão

A fusão das secretarias de cultura, esporte e turismo foi realizada pelo novo prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos), logo nesse início de mandato. Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Paulo Renato Fonseca, a ação foi feita para fortalecer as atividades, economizar recursos, unir esforços, gerar resultados e resgatar a história e cultura do município.

O secretário diz que essa fusão resultou em uma super secretaria que se chamará Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Semtec) e terá, de subsecretários, Carla Rezende (Turismo), Fábio Luiz de Jesus Magalhães (Esporte) e Manoel Goés (Cultura). 

“Estamos trabalhando em novos projetos para os próximos anos, para que ocupemos os espaços da cidade, promovendo lazer através da promoção de cultura, esporte e turismo. Vamos retomar a reforma da Casa da Memória e do bonde de Vila Velha e a restauração e reparos do Homero Massena. Pretendemos transformar o Ginásio de Esportes Tartarugão num centro de referência do município”, destaca Paulo Renato Fonseca. 

O secretário ainda afirma que pretende investir no turismo de experiência, para que o morador do município tenha orgulho de expor a beleza da cidade. Além disso, o Teatro Municipal de Vila Velha, quando for reaberto após a manutenção, será preenchido com muitas apresentações e oficinas para a população, segundo ele.

Projetos

A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que as ações previstas são construir academias ao ar livre em cinco regiões: Centro, Ibes, Aribiri, Cobilândia e Barra do Jucu. 

Sobre as reformas, disse que projetos estão em andamento para atender as praças, campos e academias populares. Segundo a PMVV, todos os equipamentos terão substituição de ferro por aço inox. 

A região 5, da Grande Barra do Jucu, ganhará quadra poliesportiva. Entretanto, o local ainda não foi definido e será anunciado em breve. Além disso, a região de São Torquato também deverá ganhar uma quadra poliesportiva, caso seja confirmada a disponibilidade de terreno.

Outros bairros, que ainda estão sendo mapeados, serão contemplados com praças “multi-lazer”, ou seja, espaço com campo de areia, quadra, parques e academia popular. Campos Society também serão reformados ou construídos em bairros, que ainda não foram definidos. 

Sobre os pontos turísticos, eles serão ampliados e ainda contarão com investimentos em tecnologia. Será disponibilizado agendamento para uso de campos de futebol, quadras poliesportivas e visitação assistida ao Farol Santa Luzia e Morro do Moreno, com organização de grupos e segurança. No Morro do Moreno e na Barra do Jucu, por exemplo, a previsão é de que em breve grupos possam ser acompanhados para ver o nascer e pôr do sol, com segurança. 

De acordo com a prefeitura, o Teatro Municipal de Vila Velha será totalmente reformado e reformulado, além da praça Duque de Caxias, onde o teatro está localizado. Para os leitores, a Biblioteca Municipal será reaberta.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas