Dólar Em alta
5,147
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,147

Cresce procura por testamentos durante pandemia do Covid-19

Cresce procura por testamentos durante pandemia do Covid-19
Foto: Divulgação

Não é da cultura do brasileiro realizar o chamado planejamento sucessório, que tem o objetivo de evitar confusões na divisão dos bens após a morte. Mas, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) muitos brasileiros acordaram para a importância de realizar esse planejamento. Um dos instrumentos para tal é o testamento, que, de acordo com o Colégio Notarial do Brasil, tem apresentado aumento na procura nos últimos meses.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) informou que houve aumento de 70% na demanda relativa a testamentos nos cartórios do Estado do Paraná, nos dois primeiros meses de pandemia. No Espírito Santo, este número cresceu somente no mês de março 55% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Quando a pessoa faz o planejamento sucessório, consegue evitar uma série de situações que podem ser complicadas. Com essa explosão da pandemia e o risco de óbitos dos mais velhos, as pessoas se tocaram da necessidade de pensar na sucessão, que deveria ser tratada com um tema cotidiano, já que é uma das únicas certezas que temos na vida”, afirma o advogado João Eugênio Modenesi.

Ele explica que o testamento é uma das ferramentas do planejamento sucessório. “Muitas das vezes o cliente chega no escritório procurando um testamento, porque é instrumento mais comum. Mas cada caso é um caso e existem outra ferramentas. Faz-se o testamento quando a pessoa quer que as coisas sejam distribuídas de uma forma diferente”, explica.

Benefícios do testamento

De acordo com o advogado Alexandre Dalla Bernardina, quando a pessoa tem apenas bens pessoais e imóveis – não tem, por exemplo, participações em empresas ou aplicações no exterior, o que seria algo mais complexo – a realização de um testamento poderia resolver a questão da partilha dos bens, embora o indicado seja o planejamento sucessório, que avalia o caso específico de cada família.

“Neste caso, um testamento resolve o problema. Pode ser, inclusive, um testamento particular, não precisa ser realizado perante tabelião. As vantagens do testamento são que a pessoa consegue dar o destino que quer para os bens na ausência dela e até contemplar pessoas que não são herdeiros, mas sempre estiveram presentes em sua vida”, explica o advogado.

Ele descreve outros benefícios de se fazer um testamento. “Evita conflito no caso da sucessão, já que o inventário judicial enseja muito conflito, muito litígio. Além disso, reduz os cusrtos, por meio de planejamento sucessório”.

Existem três tipos de testamento, segundo o advogado. O testamento público, que é feito perante o tabelião; o testamento particular, que é feito perante testemunhas e não precisa ser entregue ao tabelião; e o testamento cerrado, no qual a pessoa faz o testamento como particular e entrega ao tabelião, para colocar em um envelope, lacrar, e só abrir em caso de falecimento. “Em muitos casos, o testamento é suficiente. No caso do empresário, o planejamento é mais complexo”, afirma.

Codicilo: para quem tem poucos bens

Os advogados descrevem outro instrumento que podem ser utilizado para a partilha quando a pessoa trem poucos bens. O codicilo é um escrito particular de última vontade e que pode ser feito de forma mais simples.

“Se a pessoa tem apenas poucos bens, principalmente pessoais, e quer dispor que quer ser cremada, por exemplo, e dar destinação aos bens, pode fazer o codicilo, que é uma espécie de testamento, declaração de ultima vontade, de coisa mais simples, bens de pequeno valor. Não tem maiores requisitos: a pessoa deve escrever no papel sua manifestação de vontade, quem deve receber os bens, como deve ficar a divisão de joias, de bens pessoais… tem que fazer a declaração e assinar. Pode deixar guardado nas coisas dela, ou nomear uma pessoa para destinar isso”, explica Dalla Bernardina.

 

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas