Dólar Em alta
4,988
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
4,988

Covid-19: o que os municípios da GV vão fazer com a população em situação de rua?

Covid-19: o que os municípios da GV vão fazer com a população em situação de rua?
Consultório na Rua – Abordagem à moradores de rua e usuário de drogas — Foto: Divulgação/PMV

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), avança diariamente. Entre as principais medidas adotadas em todo o Brasil, e também no Espírito Santo, estão a redução de circulação e isolamento, recomendadas por profissionais da saúde.

Saiba mais > Acompanhe todas as informações sobre o coronavírus aqui!

Mas como é que ficam as pessoas em situação de rua em relação ao possível contágio por Coronavírus? A reportagem de ESHOJE procurou os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, para saber quais medidas estão sendo adotadas na amparação dessas pessoas.

Vitória 

A capital capixaba, de acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling, já atua com o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop). A partir daí, medidas mais severas de higienização estão sendo tomadas no momento de amparo às pessoas em situação de rua, entre elas alimentação e higienização.

“Vamos fazer um rodízio de profissionais para que aconteça o contato. Junto disso, atividades coletivas, entre elas oficinas, atendimento jurídico e atendimentos individuais, foram suspensos por tempo indeterminado. Todas as medidas serão para uma concessão de cuidados especiais”, disse.

A estimativa é que, nos próximos dias, a média de pessoas em situação de rua que irão passar pelo Centro Pop gire em torno de 120. Por conta disso, só estará permitida a entrada de sete pessoas por vez para realizar a higienização e receber as refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde).

Segundo Iohana, além desses atendimentos durante o dia, as pessoas em situação de rua são assistidas a noite. “Essa pessoas, além de serem atendidas ali, são atendidas em outros serviços, a noite, onde dão continuidade a toda higienização. Vamos estar orientando-os para redobrarmos os cuidados”, ressaltou.

Outra ação é para ajudar as pessoas que querem voltar a cidade de origem. A Prefeitura de Vitória fará concessão para que elas voltem estando domiciliadas.

Isso também acontecerá, para as pessoas em situação de rua que têm famílias na Grande Vitória. Ou seja, o objetivo é diminuir o número de pessoas na rua e, consequentemente, o fluxo. 

Cariacica

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o município irá seguir as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

Existe um fluxo de atendimento definido e pactuado entre as unidades de saúde, pronto atendimentos e hospitais. No município, as pessoas em situação de rua são alcançadas com ações de acolhimento.

De acordo com a nota, o trabalho de abordagem de rua é diário e realizado pela equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) até às 22h.

No Creas, elas são encaminhadas à serviços de saúde, orientações sobre benefícios sociais, kit de higiene bucal, distribuição de preservativo ou encaminhamento ao abrigo 24 horas, destinado para a população de rua, no bairro Campo Grande, com capacidade para 40 pessoas.

Vila Velha 

Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que mantém os serviços de atendimento individual à população em situação de rua, incluindo alimentação, higienização e abrigamento.

Além disso, ressaltam que foram canceladas as atividades coletivas (reuniões ou oficinas) no Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro Divino Espírito Santo.

Além do Centro Pop, existem abrigos municipais (Bom Samaritano-Santa Rita e João Calvino-Divino Espírito Santo). Em todos esses espaços, os assistidos são orientados quanto aos métodos de prevenção ao novo Coronavírus. No Centro Pop, a Semas dividiu o número de assistidos em pequenos grupos, em uma ação de prevenção.

Serra

Na Serra, a Secretaria de Assistência Social informou que está reforçando a rotina de higiene pessoal e coletiva no centro pop e nos abrigos. Nesse locais, os usuários serão admitidos, desde que sigam as regras estabelecidas pelos órgãos de saúde.

Governo do estado

Além dos municípios, segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, a situação das pessoas de rua será assistida pelo executivo estadual, mesmo sendo uma gestão relacionada mais as cidades. Também, nesta sexta-feira (20), em conversa com líderes religiosos, ele abordou o assunto.

“Nós estamos fazendo um trabalho com voluntários que vai exigir envolvimento de todos que puderem ajudar. Me reuni com lideranças de igrejas evangélicas, e falei com o arcebispo de Vitória, Dom Dario, pois elas terão um papel fundamental na atenção social. Vamos ter que nos dar as mão virtualmente e construir um força que proteja as pessoas mais vulneráveis”, disse. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas