Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Covid-19 no ES: ensino superior poderá retornar em setembro; educação básica segue suspensa

O retorno das aulas presenciais no ensino superior do Espírito Santo estará autorizado a partir de 14 de setembro. A informação é do governador do estado, Renato Casagrande (PSB), em coletiva na tarde desta quarta-feira (26). No entanto, as aulas presenciais para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) no estado permanecem suspensas no mês de setembro. 

De acordo com Casagrande, a autorização também irá valer para programas de Pós-Graduação, Doutorado e Mestrado, mas a decisão de retornar, ou não, será tomada pelas próprias instituições de ensino superior. “Nós suspendemos as aulas até 31 de agosto e, agora, estamos tirando as restrições a partir do dia 14 de setembro no ensino superior”, informou, explicando que as avaliações sobre o retorno na educação básica terão continuidade durante todo o mês de setembro.

Além disso e a partir do retorno das aulas presenciais da educação básica, Casagrande informa que as aulas presenciais acontecerão primeiro para estudantes capixabas que estão no ensino médio. 

Vale lembrar que nesta terça-feira (25) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou os resultados da segunda etapa da 2ª fase do Inquérito Sorológico no Espírito Santo, onde foi constatado que os capixabas mais jovens são os que mais estão sendo infectados, no momento, pela doença. Em razão disso, consequentemente, segundo a apresentação, os mais jovens estão se expondo mais e “acabam sendo veículos da infecção para os mais vulneráveis”.

Mesmo diante disso, Casagrande afirma ter certeza que com base no “protocolo, construído com todos os envolvidos, é muito mais difícil transmitir da Covid-19 dentro de uma escola, se comparado com aglomerações”.

“Muitas vezes a gente vê locais da cidade em festas e atividades sociais. Sabemos do risco e por isso o protocolo, para reduzir o risco a praticamente zero. Não podemos deixar de avaliar que muitas pessoas têm a preocupação de ir para a escola, mas não tem a mesma preocupação para atividade social. Queremos que todos tenham as mesmas preocupações. Estamos sendo cautelosos”, disse o governador.

Dessa forma, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o protocolo estabelecido garante uma redução de risco de transmissão do vírus, e o Governo do Estado, a partir disso, espera uma honestidade por parte das instituições de ensino superior.

“O governo toma decisão responsável e garante ao ensino superior. Se ela reconhecer que não poder retornar no dia 14 de setembro e protelar para um segundo momento para de fato cumprir o protocolo. Queremos a honestidade de todas instituições e não nos interessa só publicar um decreto com uma norma. Estamos seguros dessa decisão”, afirmou Fernandes, informando que será realizado um inquérito sorológico nas unidades escolares para ter, ao longo de setembro, uma fotografia clara da pandemia.

Diante desta nova etapa de flexibilização envolvendo a educação capixaba, Casagrande espera que as aulas presenciais de todos os ensinos retornem ainda este ano. “Setembro será decisivo para respostas. Vamos falar de desejos e não de decisões. O nosso desejo é voltar as aulas ao mesmo tempo, Estado e município. Será possível? Não sei”.

Nova Matriz de Risco

A partir da próxima segunda-feira (31) uma nova Matriz de Risco de Convivência entrará em vigência. Esse, de acordo com Casagrande, é o 20º mapa criado desde o início da pandemia, e como todas as outras tem por objetivo reduzir o número de mortos em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo.

Além disso, mesmo com o novo mapa, o governador do estado descarta que algum município da Grande Vitória esteja em Risco Baixo — nível de maior flexibilização das atividades — a partir da próxima semana.

Veja também:
Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas