Dólar Em baixa
5,239
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,239

Covid-19: estudantes de Baixo Guandu escrevem cartas a profissionais de serviços essenciais

Estudantes do 6º ao 9º ano no Centro Educacional 1ª Opção Sonho Meu, em Baixo Guandu, na região Noroeste do Espirito Santo, escreveram cartas (leia abaixo) a profissionais dos serviços considerados essenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto faz parte da disciplina de Redação e Literatura e é uma iniciativa da professora Vanessa Carvalho.

Na tarde desta segunda-feira (25), alguns representantes da escola, entre eles o diretor Júlio César Ovani, 43 anos, saíram pelas ruas de Baixo Guandu para entregar cerca de 80 cartas, respeitando as regras de distanciamento social e higiene, aos trabalhadores dos serviços essenciais do município, entre eles médicos, enfermeiros, comerciantes, policiais, farmacêuticos e profissionais de limpeza.

Segundo Ovani, os estudantes foram estimulados por duas semanas a construírem as cartas, que tem como papel levar mensagens de empatia, coragem, força, agradecimento e honra aos profissionais.

“Pelo o que a professora relatou, os alunos ficaram muito entusiasmados de gerar uma grande mudança e viralizar essa notícia, ao produzirem com muita alegria”, disse o diretor da escola. 

Além dos alunos, o sentimento é recíproco para quem recebe as cartas e está exposto, por conta do trabalho, ao novo coronavírus. Segundo o diretor da escola, em um primeiro momento, os profissionais ao receberem as cartas, se mostram agradecidos, e em seguida relataram a emoção.

“No primeiro momento eles [profissionais] ficam muito agradecidos, por estarem num ambiente confinado e de medo, e bem felizes. Ao momento que elas leem a carta, elas nos relatam que a mensagem é emocionante, encorajadora e faz com que eles se sintam felizes por estarem se dedicando”, contou Ovani, que ainda disse que as cartas já chegaram a profissionais de outros estados, entre eles Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros de Brasília. 

O próximo passo é produzir mais cartas enquanto a pandemia continuar. Segundo o diretor da escola, o resultado depois vai ser maior, porque todos estarão juntos.

“O próximo passo é nos entregarmos o material aos alunos para eles fazerem o direcionamento a quem eles conhecem e querem escrever. A escola pegou cartas e digitalizou e está fazendo cartas online e fisicamente. Vamos liberar para eles postarem e estamos tendo repercussão muito grande”. 

Dados de Baixo Guandu 

Segundo o Painel Covid-19 do Espirito Santo, até as 17h desta segunda-feira (25), Baixo Guandu registrava 51 casos do novo coronavírus (Covid-19), dois óbitos, com a taxa de letalidade em 3,92%, e 17 curados.

Dos casos confirmados, os bairros Centro (13), Vila Kennedy (10), São José (6) e São Pedro (6) são os que mais registram incidência.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas