Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Covid-19: “Estamos em fase de aceleração da curva do número de casos”, diz secretário

Covid-19: "Estamos em fase de aceleração da curva do número de casos", diz secretário
Secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes (esquerda), e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin (direita) — Foto: Reprodução/YouTube

O Espírito Santo enfrenta a fase em que a curva do número de casos do novo coronavírus (Covid-19) está acelerando. A afirmativa é do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, após a divulgação da primeira fase do inquérito sorológico, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entre os dias 13 e 15 de maio, em 19 municipios, onde foi constatado que mais de 84 mil capixabas já tiveram a doença. Desses, 40% tiveram sintomas respiratórios e procuraram o sistema de saúde e 19,6% são assintomáticos, ou seja, não apresentaram nenhum sintoma.

“Quando nós iniciamos o enfrentamento da pandemia de cada 11 pessoas testados 1 dava positivo. No dia de hoje, de acordo com o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo), 56% dos pacientes testados deram positivos, demonstrando um aumento da apropriação de positivado que todas amostras foram coletados, e isso aponta que passado já do dia 15 de maio, sendo hoje 18, nós estamos na fase de aceleração da curva de crescimento do número de casos”, disse Fernandes, em meio a afirmação de que o Espírito Santo está em um dos momentos mais críticos da doença.

Segundo levantamento do Painel Covid-19, o Espírito Santo atingiu em 1º de maio a marca de 101 mortes e um total de 2.913 casos confirmados do novo coronavírus. Uma semana depois, no dia 8 de maio, 4.242 pessoas testaram positivo para a Covid-19 (+ 254 ocorrências nas últimas 24 horas) e o número de mortos subiu para 165. Após mais uma semana, no dia 15 de maio, o Espírito Santo chegou a 260 mortes com o número de casos confirmados em 6.198. Com base nisso, o estado apresenta uma média semanal de 1,6 mil casos do novo coronavírus.

Ao todo serão mais de 30 mil testes em domicílio na população capixaba em quatro coletas, a cada 15 dias, do inquérito sorológico. Na primeira fase, de acordo com o balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (18), foram realizados cerca de 6,6 mil testes em todo território capixaba. 

A partir disso, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que a estatística de contaminados, apontada pelo estudo, representa 2,1% da população capixaba. Ou seja, 4 milhões de capixabas ainda podem adoecer pelo novo coronavírus. “Vamos fazer no total mais de 30 mil testes em domicílio na população capixaba. Assim, com o dado de hoje, tem quase 4 milhões de capixabas que ainda podem adoecer pelo coronavírus. Permanecer em casa e fazer o distanciamento entre nós é fundamental para que a gente interrompa a transmissão dessa doença”, destacou Reblin. 

Em razão do cenário em que a pandemia se encontra no Espirito Santo, o secretário de Saúde do Estado informou que nesta semana mais de 100 leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) podem ser abertos. A partir disso há uma projeção de que o estado possa chegar a mais de 600 leitos UTIs e mais de 1,2 mil leitos de enfermaria exclusivos para coronavírus.

Cloroquina 

Em relação ao debate sobre o uso da cloroquina para tratar casos de Covid-19, Fernandes informou que o medicamento é utilizado desde o início da pandemia em pacientes que desenvolvem quadro clínico grave no Espirito Santo. “Nós usamos a cloroquina no estado desde o início da pandemia, e não é um assunto de polarização política. Usamos para os pacientes que têm indicação para o caso grave”, explicou. 

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas