Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Conheça a história de Jayme Navarro de Carvalho, um coringa do esporte capixaba

Conheça a história de Jayme Navarro de Carvalho, um coringa do esporte capixabaO Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, complexo esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), auxilia no preparo e capacitação de atletas e paratletas de alto rendimento. O espaço, localizado em Bento Ferreira, Vitória, é composto por quatro ginásios esportivos, uma academia de excelência e quadra de vôlei de areia.

Os homenageados que batizam oficialmente os ginásios, aprovados por lei em 2015, são os seguintes: Algênio Moreira de Barros (espaço utilizado para as lutas); Audifax Barreto e Paulo Valiate Pimenta (ambos poliesportivos); e Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho (para a ginástica rítmica).

Mas você sabe quem foram essas personalidades que deram grandes contribuições e lutaram para elevar o desporto capixaba? Com início nesta segunda-feira (18), a Sesport vai publicar uma série de matérias que conta a história de vida e a trajetória no esporte de cada um deles.

Para dar início às homenagens, vamos recordar o atleta e dirigente que dá nome ao Centro de Treinamento:

Conheça a história de Jayme Navarro de Carvalho, um coringa do esporte capixabaJayme Navarro de Carvalho

Jayme Navarro de Carvalho é considerado um coringa para o esporte capixaba, pois praticou basquete, futsal, vôlei e waterpolo, modalidade em que conquistou o bicampeonato estadual pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, nos anos de 1940 e 1941. Mas ganhou destaque mesmo foi no remo, pela mesma instituição, entre os anos de 1947 e 1958, quando chegou a se sagrar vice-campeão brasileiro, além de conquistar medalhas em diversos torneios estaduais.

Já em 1969, tornou-se presidente do clube, onde permaneceu por oito anos consecutivos. Um de seus feitos mais notórios foi o de implementar em uma equipe, pela primeira vez no Estado, um preparador físico.

Em depoimento publicado no livro “Remo capixaba – Esporte Memória”, do autor Álvaro José Silva, Jayme comentou sobre a tradicional disputa entre os dois maiores clubes do remo capixaba, Álvares Cabral e Saldanha da Gama. “Sempre houve essa rivalidade muito grande entre Saldanha e Álvares, a tônica que mantém o remo em Vitória”, afirmou.

Além de contribuir muito com o esporte por meio da prática, Jayme Navarro de Carvalho também dá nome à Lei Municipal nº 3.746, de 11 de setembro de 1991, criada em apoio ao esporte capixaba.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas