A Câmara Municipal de Vitória (CMV) é a instância mais próxima entre os cidadãos da Capital e o poder público. Com uma população de cerca de 340 mil habitantes, segundo estimativa de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a cidade é a quarta mais populosa do Estado. Com 21 parlamentares em atuação, a CMV busca atender às necessidades de todos os seus moradores, garantindo a qualidade dos serviços que são oferecidos, por meio de leis, indicações e de fiscalização.
Leia também:
Encaminhar indicações ao Poder Executivo é uma função muito importante dos vereadores, porém pouco conhecida por grande parte da população. Por meio de uma indicação, cada parlamentar funciona como um elo de ligação entre os cidadãos o Poder Executivo, em uma comunicação ativa com as comunidades. Trata-se de uma requisição de informação ou um pedido de providência que um vereador envia à prefeitura ou outro órgão municipal em nome do eleitor para reivindicar uma melhoria social.
Esta atividade requer de cada gabinete uma inteiração constante com os cidadãos, cabendo ao prefeito ou ao secretário municipal atender às solicitações, sem que para isso seja necessária a apresentação um projeto pelo vereador. Assim, cada parlamentar contribui para a obtenção de melhorias na cidade, auxiliando o Poder executivo. E, por este mecanismo, o desenvolvimento de Vitória passa, diretamente, pela atuação da Câmara Municipal e das demandas populares. Este ano a CMV já encaminhou para à PMV mais de 17 mil indicações até o mês de setembro.
Além disso, os vereadores garantem que os recursos públicos sejam aplicados em benefício dos cidadãos. Em cada obra e ação da cidade, existe uma participação da Câmara para que Vitória continue se desenvolvendo e sendo uma das melhores cidades para se viver no Brasil, segundo pesquisas nacionais e internacionais.
Nos 474 anos da cidade, a CMV celebra o orgulho de fazer parte dessa história. A história de uma ilha de tipo fluviomarinho (rio e mar), formada por outras 34 ilhas menores e uma porção continental que perfazem, no total, 97 km² de beleza aprazível. A Baia de Vitória inclui o maior manguezal urbano da América Latina.

Da área total, 46 km² estão em perímetro urbano e a Capital possui nove regiões administrativas: Centro, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Jucutuquara, Maruípe, Praia do Canto, São Pedro, Santo Antônio e Continental. No total, Vitória possui 80 bairros distribuídos entre as ilhas e a região continental da cidade.
A Câmara de Vitória está atenta a leis que priorizam a melhoria da qualidade de vida e a preservação de todos os bairros e do patrimônio ambiental, histórico e cultural da Capital que, a cada ano, apresenta mais demandas em função de seu alto nível de progresso social – a cidade teve o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos as capitais brasileiras em 2024. E também é considerada uma das melhores cidades para se envelhecer no país.
Todas essas conquistas obtidas ao longo dos anos vêm contando com a participação da Câmara de Vitória, responsável pela criação e aprovação de leis que regulam e visam implementar o progresso da cidade em todos os seus indicadores econômicos e sociais. Os bons resultados obtidos a cada dia contam com o trabalho e a constante dedicação dos vereadores da Capital, por serem os entes políticos mais próximos da população e em contato tanto com os cidadãos individuais, as lideranças comunitárias e as Associações de Moradores de cada bairro, além do empresariado.
A presença ativa dos vereadores e seus assessores nas comunidades, recolhendo demandas e fiscalizando os serviços, é fundamental para a continuidade deste processo de desenvolvimento, buscando trazer, a cada dia, melhores resultados que garantam que Vitória perpetue sua condição de cidade do bem-estar, conquistada pelo trabalho exaustivo diário de todo o coletivo social. Ao exercer o seu papel político e comunitário, a CMV contribui diretamente para melhorar o dia a dia em Vitória.

Resumindo, a Câmara de Vitória é o espaço onde as leis que moldam e regulam a vida na Capital são criadas e onde o Poder Executivo é fiscalizado, sendo fundamental para a participação democrática da população e para o desenvolvimento da cidade de Vitória, que completa 474 anos entre os melhores municípios para se viver no Brasil.
“Vitória está cada vez mais bonita, mais acolhedora e com mais qualidade de vida”, diz o vereador Anderson Goggi, presidente da CMV. “Quem mora aqui sente orgulho e tem amor por esta cidade, que é o coração do Espírito Santo. Esse sentimento nos motiva a trabalhar todos os dias para que a nossa Capital siga crescendo e se tornando um lugar ainda melhor para se viver, afinal o vereador é o político mais próximo do povo”, afirma Goggi.











