Teoricamente o mar abraça a ilha. Mas, na capital do Espírito Santo, a Ilha de Vitória é que abraça e sorri para o mar. Se a chegada na cidade pelos ares tem uma das mais belas vistas, quem mora na cidade pouco a pouco vai vivenciando toda beleza. Nesta quarta reportagem pelo aniversário de Vitória – que em 8 de setembro completa 474 anos – ES Hoje destaca as obras que estão deixando a orla de Vitória com nova cara e nova vida.
As intervenções do projeto ‘Vitória de Frente para o Mar’ tiveram início na já remodelada Grande São Pedro, que trouxeram um novo significado para a região e ajudaram a fomentar o turismo e o comércio local, potencializando os atrativos turísticos e viabilizando alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
Já foram entregues 1,16 km de deques, píeres, cinco atracadouros e arquibancadas alagáveis na primeira fase dos trabalhos, contemplando os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras. Serão construídos, ainda, o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra e Rua Viva. Já falamos sobre a Nova Orla e seus impactos no turismo e economia!
A segunda etapa da orla de São Pedro beneficia as orlas dos bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando quatro quilômetros. O local vai ganhar, inclusive, uma moderna ciclopassarela, que promete movimentar a região e se tornar um dos cartões-postais da cidade.

Rota aquática
Um deque em cada direção, espaços para atracar seja para trabalhar ou se divertir. Assim está sendo pensado o projeto “Vitória de frente para o mar”, urbanizando todos os bairros cercados pelo mar. A urbanização da orla de Andorinhas, por exemplo, abrange as orlas dos bairros Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi, com área de intervenção de 47.000 m².
O local vai ganhar uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com deques ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.
Na Praia do Canto, o Barro Vermelho – ligado a Santa Luíza e o Pontal de Camburi – terá marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e uma travessia do canal. Cerca de 15% das obras da primeira etapa da urbanização da orla do canal de Camburi já foram executadas.
A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando 32.000 m² de área construída.

O projeto de urbanização tem como objetivo abrir o canal para a população de Vitória por meio da criação de equipamentos e espaços de uso público e lazer. Na margem norte, além da calçada de pedestres, o projeto propõe a implantação de uma praça para eventos e arquibancada, conectando o território à água.
Na margem sul, haverá áreas destinadas à construção futura de duas edificações de uso comercial e uma peixaria. A proposta ainda propõe a construção de uma passarela de pedestres com objetivo de conectar as duas margens, fazendo a ligação entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luiza.
De ponta a ponta

A capital também ganhará uma nova Beira-Mar. O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A reurbanização da orla busca promover acessibilidade plena com a criação de percursos seguros e confortáveis, melhorando as calçadas e as ciclovias, implantação de equipamentos que atendam as demandas de lazer, descanso e contemplação dos moradores e usuários da região.












DESCULPE A PERGUNTA.
ESSA COLUNA É PARA ANUNCIAR?
ALGUÉM SABE A RESPOSTA?
ESSA COLUNA SÓ TEM PROPAGANDA DE PREFEITURA?