Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Com três mortes por Covid-19, prefeitura de Domingos Martins teme movimentação turística

Com três mortes por Covid-19, prefeitura de Domingos Martins teme movimentação turísticaCom três mortes confirmada pelo novo coronavírus (Covid-19) e 165 casos da doença, a cidade de Domingos Martins tem sido o destino dos capixabas nos fins de semana. Principalmente neste, que foi prolongado por conta do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira 11 de junho.

Segundo os moradores da cidade, os turistas estão lotando hotéis, pousadas e casas disponibilizadas para aluguéis, e muitos sequer usam equipamentos simples de proteção, como máscaras.

“Temos visto eles andando pela cidade como se nada tivesse acontecendo. Os hotéis, pousadas e restaurantes, principalmente em Pedra Azul estão muito movimentados. Seria ótimo, senão estivéssemos vivendo em pandemia. Mas [e o contrário e assusta como eles não estão preocupados. Chama atenção porque são em grupos e a maioria em carros grandes, ou seja, parecem ser pessoas em boas condições financeiras e com acesso a todas as informações importantes neste momento”, destaca a professora Maria Menezes.

A cidade, que está entre as 41 classificada como risco moderado, estabeleceu regras de funcionamento para o comércio. De acordo com a secretária de Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald​, nenhuma ação tem sido realizada para atrair movimento na cidade e a orientação tem sido isolamento e distanciamento social.

Estabelecimentos comerciais que não cumprirem as regras de restrições de dias e horários de funcionamento, previstas em Decreto Estadual, poderão sofrer punições como ter o alvará cassado. A determinação está descrita no Decreto Normativo nº 3590/2020.

O documento prevê ainda outras punições como a interdição e notificação do local. A decisão vale para estabelecimentos comerciais e de serviços, além de restaurantes lanchonetes e similares. Segundo o decreto, esses tipos de comércio podem funcionar de segunda à sexta-feira, de 10 às 16 horas, estando proibido o funcionamento aos sábados e domingos.

O sistema de vendas delivery e de retirada de produtos nos locais podem funcionar sem restrições de dias ou horários. De acordo com o decreto, os estabelecimentos poderão funcionar na sexta-feira (12) que é feriado municipal, porém o horário de 10 às 16 horas deve ser cumprido.

Além de respeitarem essas regras, os estabelecimentos comerciais deverão seguir as medidas de segurança contra o coronavírus para permanecer abertos, como somente permitir a entrada de clientes com máscaras, disponibilizar álcool em gel, intensificar a limpeza do local, dentre outros.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. No meu entender, horário de atendimento comercial não tem nada a ver com contaminação. A doença para contaminar não vai escolher horário. Pelo contrário:- com o horário reduzido, o acúmulo de pessoas é maior
    nas compras.
    O que deve ser feito é proibir a entrada de turistas que circulam livremente pela cidade , principalmente na rua de Lazer, com desfile constante de grupos de famílias e outras como se nada estivesse acontecendo.
    Algumas cidades brasileiras, só entram moradores com prova de residência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas