Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Com restrições, eventos sociais e esportivos estão liberados a partir de 21 de setembro

Os eventos sociais com até 100 pessoas e os esportivos estão liberados no Espírito Santo a partir do dia 21 de setembro. O anúncio foi feito pelo governador do estado, Renato Casagrande (PSB), nesta sexta-feira (11).

A decisão foi tomada após mais uma nova reunião de avaliação da Sala de Situação, que discute situações relacionadas às atividades econômicas e sociais, e ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Casagrande, os protocolos da retomada dos eventos sociais e esportivos serão anunciado na próxima semana. ” Eventos sociais, eventos em clubes, cerimoniais… Eventos neste momento para pessoas adultas. Não estamos tratando aqui de eventos para crianças e adolescentes, ainda. É lógico que teremos protocolos, que serão anunciados até a próxima sexta (18)”.

Leia também > Setor de eventos sociais pede liberação e medidas para retorno

Junto dos eventos sociais, as atividades esportivas individuais passam a estar autorizadas também a partir do dia 21 de setembro, no entanto, apenas para municípios de Risco Baixo e Moderado no Mapa de Gestão, do Governo do Estado. Entre as modalidades autorizadas, estão: bicicleta e corrida, que são realizadas ao ar livre.

“Na outra segunda (21), atividades esportivas, isso se tratando dos eventos ao ar livre de modalidades individuais para municípios de Risco Baixo e Moderado. Em Risco Alto temos que ter mais cuidado”, ressaltou Casagrande, que ainda destacou a importância dos protocolos que serão anunciados ao decorrer da próxima semana.

Educação

Além dos anúncios para o setor de eventos capixaba, o governador do estado anunciou a liberação do retorno das aulas práticas presenciais para o ensino profissionalizante a partir da próxima segunda-feira (14). Anteriormente, há pelo menos duas semanas, foi anunciado, também, a liberação do retorno das aulas presenciais do ensino superior no estado. No entanto, a escolha de permanecer à distância ou presencial fica a carga das instituições.

“A partir de segunda (14) estamos autorizando as aulas práticas do ensino profissionalizante, e quando voltar o ensino médio as aulas teóricas do profissionalizante também voltarão”, explicou, dizendo que se o estado continuar avançando, com redução de casos e mortes em decorrência da Covid-19, em outubro pode haver um retorno das aulas presenciais no ensino médio.

Mapa de Gestão de Risco

  • Com restrições, eventos sociais e esportivos estão liberados a partir de 21 de setembro
  • Com restrições, eventos sociais e esportivos estão liberados a partir de 21 de setembro

Mesmo diante de todos os anúncios, o governador ainda ressaltou que o Espírito Santo trabalha com Mapa de Gestão de Risco, o que não significa a ausência da ameaça. Com isso, também nesta sexta, foi anunciado um novo mapa que começará a valer a partir da próxima segunda (14).

A partir do anuncio, uma boa novidade: o estado não tem mais municípios com Risco Alto. Entre os critérios que enquadram os municípios em Risco Alto, Moderado ou Baixo, estão a media móvel de óbitos dos últimos 14 dias de cada municio; número de casos ativos há 28 dias; e número de testes feitos por mil habitantes.

“A partir de segunda (14) o estado passa a ter 39 municípios em Risco Baixo e 39 em Risco Moderado, e pela primeira vez, depois de muitas semanas, não temos nenhum município em Risco Alto”, pontuou Casagrande.

Na Região Metropolitana, por exemplo, após Vitória e Serra migrarem para Risco Baixo, Vila Velha e Viana também estão na cor verde. Por outro lado, Cariacica ainda permanece em Risco Moderado por conta da média do número de mortes nos últimos 14 dias.

Mesmo com um cenário estável com tendência de queda, o governador do estado se mostrou “preocupado com o final de semana que passou, feriado prolongado, a gente viu muita gente aglomerada. Estamos preocupados com a repercussão disso daqui alguns dias. Tomara que não tenha repercussão”.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas