Dólar Em alta
5,132
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,132

Com “nova” Av. Vitória, imóveis na região tendem a ficar mais valorizados

Há cerca de dez meses eram iniciadas as obras de revitalização da Avenida Vitória, na capital capixaba. Antes do previsto, na próxima terça-feira (8), aniversário de Vitória, a “nova” avenida será entregue e inaugurada, conforme contou o prefeito da capital, Luciano Rezende (Cidadania), em uma rede social no último dia 29. A previsão inicial era de um ano, contado a partir de 22 de outubro de 2019.

Com a entrega para daqui a menos de 72 horas em uma solenidade, os imóveis da região e adjacências tendem a ficar mais valorizados em razão das melhorias (ciclovia, asfalto recuperado e microdrenagem)

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Paulo Baraona, a tendência é que haja valorização. No entanto, dependerá das condições dos imóveis e o que eles têm a oferecer. 

“Normalmente, quando você faz uma reurbanização, ou melhoraria, em áreas como a Avenida Vitória e Leitão da Silva, que são de importância para a cidade, você cria um fluxo melhor nessas vias e facilita o acesso das pessoas a algum comércio, por exemplo. A tendência é que haja uma pequena valorização, só que depende muito do comércio e se o mesmo tem estacionamento ou não. Mesmo assim, não é uma valorização linear, depende muito do imóvel”, ressaltou, dizendo que é um conjunto que torna atrativo não só para a Avenida Vitoria, mas também para outros bairros.

Outro fator que também deve influenciar na valorização dos imóveis na região da Avenida Vitória é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com presidente em exercício do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 13ª Região/ES (Creci-ES), Luiz Carlos Tófano, “estamos vivendo um momento  bastante peculiar, não apenas para o Brasil, mas, para o mundo inteiro”.

“Mensurar a valorização de um imóvel para daqui a quatro meses ou mais, com o mundo nessa situação é ainda muito complicado. A pandemia exigiu mudanças em todas as áreas e com o mercado imobiliário não foi diferente. O setor tem conseguido se reinventar. Cremos que a economia tende a se normalizar, e as obras com certeza trarão valorização”, destacou Tófano. 

Neste caminho, o presidente eleito do Creci-ES, Aurélio Cápua Dallapícula, pondera que “o percentual desse valor vai depender do momento econômico do país. Rogando estejamos já superando ou superada a pandemia”.

Obras

Com “nova” Av. Vitória, imóveis na região tendem a ficar mais valorizados
Projeto das obras na Avenida Vitória — (Foto: Divulgação)

Há cerca de dois meses as obras da “nova” avenida Vitória estavam 83% executadas. Em 7 de agosto, a intervenção chegou a marca de 95% concluída, segundo o prefeito de Vitória. “Moderna, segura, arborizada e com uma linda ciclovia. Ela já está quase pronta. Antes do prazo previsto de um ano. 95% concluída”, disse Rezende em uma rede social.

Dez dias depois, em 17 de agosto, após a retirada da estrutura da passarela da Avenida Vitória, no sentido Centro, erguida no local há 42 anos, as obras estavam 97% concluídas. Ao todo, serão mais de 300 dias de obras desde o início, em outubro de 2019.

A revitalização contempla a reabilitação da malha viária e a reurbanização do local, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Para Baraona, a integração das ciclovias pela cidade, que não é muito extensa, facilita o futuro da capital e gera um pensamento de usar mais a bicicleta como meio de transporte . “É uma tradição, como a Avenida Leitão da Silva, que foi feita com ciclovia, e outras vias que também sofrerão outras intervenções. Fala-se muito da Avenida Rio Branco. Acho que são obras estruturantes para mobilizar nossa cidade”.

A faixa da direita da Avenida Vitória, por onde passam os ônibus e veículos mais pesados, foi revestida de concreto, pois a durabilidade é maior que o asfalto.

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas