Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Com 78% de ocupação, ES pode não ter leitos suficientes para tratar Covid-19

Com 78% de ocupação, ES pode não ter leitos suficientes para tratar Covid-19
Imagem: Reprodução / Governo ES

O governador Renato Casagrande, em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (18), informou que 78% de leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes de Covid-19 estão ocupados.

”Temos 411 leitos abertos, vamos abrir mais leitos essa semana com os 29 respiradores entregues ontem e firmamos parcerias com hospitais filantrópicos e particulares, mas precisamos da sua ajuda. Se os índices de contaminação continuarem altos ou forem ampliado, não terá leito suficiente”, ressaltou Casagrande.” Isolamento e distanciamento social são os remédios que a gente tem”, completou.

A primeira fase do inquérito sorológico, realizada na última semana em 19 cidades capixabas, mostrou que 20% dos 84 mil capixabas já contaminados não possuíam sintomas da Covid-19 e outra boa parte apresentou sintomas leves. “Aí é que mora o perigo, essas pessoas muitas vezes não têm o cuidado necessário e podem transmitir a outras mais sensíveis. Temos que ter cautela, pois mesmo saudável podemos ser um vetor”, comentou o governador.

Casagrande falou também sobre um novo mapa de risco que será apresentado aos prefeitos em reunião nesta terça-feira (19) e será válida a partir do próximo domingo (22) . “Além do coeficiente de incidência, a matriz levará em consideração a letalidade de cada município, o nível de isolamento social e o percentual de pessoas com mais de 60 anos”. Ainda segundo o governador, a classificação será mantida como risco baixo, moderado, alto ou extremo.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Parabéns ao governador pelas medidas tomadas lá atrás, se não tivessem sido efetivadas, mesmo sendo precariamente cumpridas, hoje teríamos centenas de óbitos a mais nas estatísticas
    do COVID-19.

  2. O Espírito Santo nunca teve leitos suficientes para nada. Em 2012 quando fiz uma cirurgia no coração tive de esperar até que desocupasse um leito. Recentemente estive no antigo São Lucas e não havia leito nem para repouso temporário e o atendimento foi péssimo. Então qual é a novidade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas