Com certeza você já teve ou conhece alguém que foi diagnosticado com Burnout. Mas Tainá, o que Burnout? Bom, Burnout nada mais é do que um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. É uma síndrome que está ligada direto ao resultado do acúmulo excessivo de estresse, tensão emocional e de trabalho.
Mas quais são os sintomas mais comuns do Burnout?
Os sintomas mais comuns são o cansaço mental e física excessivos; dores musculares; insônia; perda de apetite; irritabilidade e agressividade; lapsos de memória; desânimo e apatia; isolamento social; dores de cabeça e no corpo; dentre alguns outros.
Lembrando que o Burnout interfere em todas as esferas da vida do indivíduo, acarretando assim prejuízos profissionais e pessoais. Por isso o quanto antes perceber e buscar ajuda, mais benéfico será.
Qual o motivo desse aumento então? Estamos vivendo em uma sociedade que a todo tempo nos cobra produtividade e quantidade, a qualidade foi deixada de lado, patrões preferem que você produza um número maior do que faça algo mais demorado e com qualidade.
Essa cobrança excessiva, essa pressão fora do comum tem sido os principais fatores para o desencadeamento da síndrome. Momentos de descanso na sua jornada de trabalho, de descontração, de socialização são primordiais para que o empregado consiga produzir da forma que lhe é cobrado para produzir.
Ao acabar sua jornada de trabalho, deixe o trabalho no lugar dele, não leve pra casa, pratique atividade física (qualquer que seja ela), cuida de você como um todo, cuida da sua mente da mesma forma que você cuidaria do seu corpo, e lembre-se, peça ajuda.