Dólar Em alta
5,711
23 de abril de 2025
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Mauricio Picazo
Mauricio Picazo
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista e a partir da internet mundial cria o Agro Cartoon
A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade de cada um deles e não reflete a posição de ES Hoje

BRASIL E GUATEMALA

No âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) deram um passo significativo na colaboração entre os governos do Brasil e da Guatemala, reforçando o compromisso de ambos os países em promover políticas públicas de desenvolvimento sustentável no acesso à terra durante um intercâmbio técnico com representantes de ambos os países e da FAO sobre o tema do acesso à terra.
BARATEAR ALIMENTOS
Após diversas reuniões com empresários, produtores, agricultores e integrantes do setor produtivo, o Governo Federal anunciou, medidas para baratear os preços dos alimentos ao consumidor final. As ações zeram impostos de importação de itens considerados essenciais, como café, azeite, açúcar, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, macarrão e carnes. O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, após reunião comandada pelo presidente Lula com vários ministros.
INFLAÇÃO
A escalada constante dos preços dos alimentos no Brasil impacta tanto os consumidores nos supermercados quanto os produtores rurais, que enfrentam custos de produção cada vez mais elevados. Diante desse cenário, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou um ofício aos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, com 20 sugestões elaboradas por entidades do setor que integram o Instituto Pensar Agro (IPA), para reduzir os preços dos alimentos.
FUNAI
Em fevereiro, a presidência da república publicou decreto regulamentando poder de polícia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, a FUNAI. Em seu texto, o diploma legal prevê as situações em que a entidade deverá agir para prevenir eventuais ameaças ou violações dos direitos dos indígenas, além de evitar a ocupação ilegal de suas terras. Na prática, levantou controvérsias e questionamentos, levando deputados a articularem sua derrubada.
CRESCIMENTO
A aplicação de crédito rural no Espírito Santo cresceu 22% no decorrer de oito meses do ano-safra, após o lançamento do Plano de Crédito Rural realizado em julho de 2024 pelo Governo do Estado, em parceria com a União e diversas instituições financeiras e representativas dos produtores rurais e pescadores. O valor aplicado é referente aos meses de julho de 2024 a fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano-safra anterior. Entre os estados brasileiros, o Espírito Santo foi o único a ter resultado positivo, enquanto os demais estados decresceram e levaram a média geral do crédito rural aplicado no Brasil a cair 19%. O ano-safra começa em julho de um ano e vai até junho do ano seguinte.
ACEROLA
Um estudo conduzido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem revelado resultados promissores para a cadeia produtiva da acerola no Estado. Inédita no Espírito Santo, a pesquisa, que avalia o desempenho de 12 genótipos de aceroleira, demonstrou que, já no primeiro ano de produção, esses materiais alcançaram produtividade média duas vezes superior à média estadual. Realizado na Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), em Cachoeiro de Itapemirim, o estudo conta com a parceria da Embrapa Semiárido. O objetivo é identificar os genótipos mais produtivos e com frutos com características superiores para atender tanto ao mercado de consumo in natura quanto às agroindústrias de processamento de polpa.
ELAS AGRO CAPIXABA
O programa Elas no Agro Capixaba ultrapassou barreiras e agora terá edições especiais pelos municípios do Espírito Santo. Ainda neste mês de março, Ibatiba e Itarana receberão o projeto, nos dias 8 e 15, respectivamente. Os municípios das regiões sul e serrana do estado, reunirão mulheres locais, em prol do agro. Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), agora o Elas virou dElas e quem está a frente das edições municipais são os Sindicatos Rurais de cada local, com o apoio da Comissão Capixaba das Mulheres do Agro, entre outros parceiros. A superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, explica que o objetivo é alcançar o maior número de mulheres do agro. “A iniciativa do primeiro Elas no Agro Capixaba foi do Sistema Faes / Senar-ES.
PESQUISA CIENTIFICA
O compromisso de internacionalizar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação produzida no Espírito Santo continua a todo vapor. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) confirmou, neste início de março, adesão à chamada CONFAP & CDTI 2025-2026 para apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação tecnológica entre Brasil e Espanha. O edital abrange propostas de qualquer setor de atividade e já está com as inscrições abertas. A Fapes apoiará até duas propostas com um valor máximo de € 25 mil, totalizando € 50 mil disponíveis para a Chamada. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). Cada projeto selecionado terá o prazo de vigência entre 12 e 36 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fundação vai abranger despesas exclusivamente para o custeio, exceto bolsa. (Com as informações de assessorias)

BRASIL E GUATEMALA
Mauricio Picazo
Mauricio Picazo
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista e a partir da internet mundial cria o Agro Cartoon

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas