Dólar Em baixa
5,216
3 de fevereiro de 2026
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
João Batista Dallapiccola Sampaio
João Batista Dallapiccola Sampaio
Advogado de balcão há 39 anos, especialista em direitos sociais, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pai orgulhoso e avô realizado
A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade de cada um deles e não reflete a posição de ES Hoje

Tabelião David Lacerda Fafá

Nascido em 18 de dezembro de 1932 em Joatuba, época pertencente a Afonso Cláudio, correndo em suas veias sangue botocudo, nativo americano, começou trabalhando aos 13 anos, nos idos de 1945, no cartório de Conceição do Castelo.

Mas o menino era bom de bola, e nos anos 50 conheceu o Doutor Nelson Goulart Monteiro, então dono do Cartório do 3° oficio de Vitória, político, figura proeminente em nossa capital e presidente do Vitória Futebol Clube. Conheceu em uma partida de futebol onde lhe perguntou:

“ Meu filho, você trabalha com o quê? ” E o Fafá respondeu:   “Comecei no cartório, trabalhando na limpeza, e hoje faço bastante coisa”.

E então, o Fafá veio para Vitória, onde sua vida mudou.

Em Vitória, devido à grande movimentação do Doutor Nelson Monteiro, o Fafá passou a assumir as responsabilidades do cartório como escrevente juramentado e substituto legal.

E assim continuou, quando Paulo Monteiro sucedeu o pai, o Doutor Nelson.

Fafá, como era conhecido, conheceu a dona Eunice Marques em 1976, sendo ela nascida em Recife, que veio com o seu pai Jorge Marques, então superintendente do Banco do Brasil, que foi transferido para Vitória.

Ambos divorciados, Fafá já era pai de Fabiana e David Junior, e Eunice, mãe de Cláudia, e juntos, tiveram as filhas Brunella, Creusa e a Naiara – tendo sido Claudia sempre reconhecida como sua filha.

Fafá e Eunice formaram uma família vanguardista e de muito amor sem distinções.

Foi criador de cavalos Mangalarga Machardor, sendo proprietário do Haras Brunella em Anchieta, sendo ativo no cenário jurídico a agropecuário no estado.

Em 1997 foi reconhecido como titular do Cartório de Notas por disposições constitucionais, e se aposentou em 2019, vindo a falecer em 17 de junho de 2025.

O Fafá, como sempre foi carinhosamente conhecido, estava diariamente ali na esquina da escadaria Maria Ortiz, no cartório Nelson Monteiro, pronto para atender o cidadão, advogados e autoridades. Figura imponente, serena e acolhedora, e em 1980, quando o conheci, posso atestar que sempre tratou a todos com respeito, me sentindo eu, jovem estudante de Direito, acolhido e respeitado.

Coluna escrita em parceria com a advogada Brunella Marques Lacerda Fafá.
João Batista Dallapiccola Sampaio
João Batista Dallapiccola Sampaio
Advogado de balcão há 39 anos, especialista em direitos sociais, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pai orgulhoso e avô realizado

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]