O sufrágio deste ano terá 345.228 pessoas com residência em Vila Velha que poderão votar em outubro. O segundo maior colégio eleitoral do Espírito Santo revela algumas peculiaridades.
A reunião de eleitores de Coqueiral de Itaparica, Itapuã, Praia da Costa e Centro, que estão na Região 1, congrega 90.602 eleitores, o que representa pouco mais de 26% do total do eleitorado. Obviamente, será uma área altamente procurada pelos candidatos, já que um quarto dos votos está naquele bolo. Só que, até pelas características, essa Vila Velha, com edificações mais imponentes e algumas vias mais planejadas, é bem diferente do outro bojo canela-verde.
A cereja do bolo da disputa fica pelos bairros das regiões 2, 3 e 4, sem esquecer, claro, de pontos da região 5, da Grande Terra Vermelha, que se aproximam até de terem 10% de todo o eleitorado, sendo capaz de indicar candidatos que sejam seus para a Câmara.
Leia também:
- Mapa de Serra: maior colégio eleitoral do ES
- Mapa de Cariacica aponta núcleos de concentração
- Mapa de Vitória, onde um bairro tem mais eleitores do várias cidades
Pelas dimensões de Vila Velha, há tendência de concentração das campanhas até o limite com a rodovia Darly Santos. Mas aqueles que souberem investir nas investidas da região da Grande Terra Vermelha poderão ter grandes diferenciais.
É preciso destacar a realidade de escolaridade de Vila Velha, que denota ainda por maior participação da prefeitura na vida dos habitantes. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 126.966 têm ensino médio completo, seguido por 70.372 com superior completo.
Contudo, 120.096 transitam entre o analfabetismo ao ensino médio incompleto, representando 34,78% do eleitorado, tamanho que representa desafios de políticas inclusivas.











