Maior colégio eleitoral do Espírito Santo e provável palco da eleição municipal mais quente da Grande Vitória, a Serra terá, neste ano, 362.554 cidadãos que poderão escolher seus representantes para a Câmara de Vereadores e para prefeitura.
A cidade, com dimensões bem maiores, se comparada com Vitória, tem distribuição relevante de eleitores por diversos cantos. A maior concentração está no maciço de Jacaraípe e de Feu Rosa, que têm juntos 46.788 eleitores, 12,9% do total. Não por acaso, os candidatos já estão percorrendo as áreas altamente povoadas.
É importante notar que a concentração populacional da Serra acompanha a concentração das indústrias e também o caminho da BR-101, que foi municipalizada recentemente e se transformou na avenida Mestre Álvaro. Assim sendo, será inevitável que candidatos façam visitas pelas áreas de Jardim Limoeiro, Novo Horizonte e Cidade Continental.
Leia também:
- Mapa de Vila Velha: bairros e suas peculiaridades
- Mapa de Cariacica aponta núcleos de concentração
- Mapa de Vitória, onde um bairro tem mais eleitores do várias cidades
A área central ou Serra-Sede, como preferirem, também abarca relevante contingente de votos, com destaque para o bairro vizinho de Planalto Serrano, com 12.110 eleitores. O ponto de Nova Almeida não pode ser colocado de lado pelas candidaturas: são em torno de 15 mil pessoas com poder de acolher os que irão para a disputa de outubro.
Aos que desejam competitividade, definitivamente políticas inclusivas são dever de casa para suas campanhas. O apanhado das escolaridades na Serra revela que 225.368 têm grau de instrução entre o analfabetismo e o ensino médio completo, 62,16% de todo o eleitorado, havendo maior probabilidade de dependência do Estado, como um todo, seja esfera municipal, estadual ou federal.
Como se costuma dizer no meio político: “A Serra não é para amadores”.



 
                                    









